segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Quatro países amigos do Sahara Ocidental passam a ser membros do Conselho de Segurança da ONU



Como é sabido, o Concelho de Segurança das Nações Unidas, para além dos cinco países membros-permanentes — China, EUA, Federação da Rússia, França e Reino Unido — é constituído por mais 10 países eleitos para um mandato de dois anos.

A partir do dia 1 de janeiro de 2021, pelo menos quatro dos cinco países recém-chegados são declaradamente amigos do povo saharaui. Por todas as razões, até porque o conflito bélico foi reativado após Marrocos ter quebrado o cessar-fogo com a invasão da zona desmilitarizada de El Guerguerat, no sul do SO, após 29 anos de cessar-fogo, é esperado que este ano a questão do Sahara Ocidental seja uma das principais prioridades do órgão da ONU.

Quem são os cinco países recém-entrados e cujo mandato expira em 31 de dezembro de 2022: Índia, México, Quénia, Irlanda e Noruega

México e o Quénia são países que reconhecem a RASD, o primeiro desde 1979 e o segundo desde 2005, e que mantêm relações diplomáticas muito estreitas a nível de embaixadores com a República Saharaui.

Os dois países europeus - Irlanda e Noruega - não reconhecem a RASD mas têm mantido um firme apoio à luta do povo saharaui pela autodeterminação e indpendência.

A Índia reconheceu oficialmente a RASD de 1985 a 2000, altura em que, a 26 de junho desse último ano, tenha anunciado a o seu reconhecimento sem que tivesse havido nenhuma explicação oficial.

Os restantes cinco países com assento no CS da ONU e cujo mandato termina a 31 de dezembro de 2021 são Estónia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietname. Destes, o Vietname reconhece a RASD e mantem relações diplomáticas a nível de embaixador desde 2 de Março de 1979.

Fonte: ECS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário