quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Declarações de Brahim Ghali após a reunião com o Presidente da Argélia

 

O SG da Frente Polisario e Presidente da RASD, o secretário da Presidência saharaui
e o embaixador da RASD em Argel

 Depois de ter sido recebido esta quinta-feira pelo seu homólogo argelino, o líder saharauí - SG da Polisario e Presidente da RASD -, Brahim Ghali, confirmou que o povo saharaui foi obrigado a recorrer às armas na sequência da violação do cessar-fogo cometida por Marrocos, e assim prosseguirá até atingir o seu direito à liberdade e à independência.

Ghali acrescentou: "O povo saharaui deu tempo suficiente à comunidade internacional, há cerca de 30 anos, para que implementasse o plano de resolução para organizar um referendo de autodeterminação, tema que não foi conseguido devido à obstrução do Reino de Marrocos a este nobre esforço internacional de erradicar o colonialismo desta última colónia africana”. Denunciou igualmente o silêncio mantido sobre esta obstrução e sobre as graves violações dos direitos humanos perpetradas contra os civis saharauis indefesos nos territórios ocupados, especialmente as mulheres que saem diariamente às ruas para protestar por suas legítimas reivindicações. O presidente saharaui condenou as práticas repressivas do regime marroquino e instou os organismos internacionais a intervirem nas zonas sob ocupação para proteger os cidadãos.


O Presidente da RASD e o Presidente da Argélia 

Posteriormente, Ghali explicou que, com o presidente Tebboune, abordou "temas regionais, africanos e internacionais, especialmente depois da recente agressão marroquina e sua violação do cessar-fogo. '

A respeito da reunião realizada, Ghali indicou que teve "uma recepção fraternal por parte de sua Excelência o Presidente'' e acrescentou que o encontro havia sido frutífero e fraterno.

Fonte: ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário