segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Unidades do exército saharaui capturam 200 kg de droga procedente de Marrocos

 


Unidades do ELPS da 1.ª região militar (setor operativo libertado Dugj) conseguiram capturar perto do muro militar marroquino grandes quantidades de drogas procedentes de Marrocos.

A operação enquadra-se numa campanha levada a cabo pelo exército saharaui para combater a criminalidade nas suas diversas formas e proteger as Zonas Libertadas do Sahara Ocidental, segundo um comunicado distribuído hoje pelo Ministério da Defesa Nacional da RASD.

O comunicado acrescenta que "a quantidade foi estimada em 200 quilos de haxixe que Marrocos cultiva em grandes quantidades, pelo que seus serviços de inteligência aproveitam para financiar quadrilhas do crime organizado e grupos terroristas que operam no Sahel, especialmente no norte do Mali.

O exército marroquino, através das suas bases situadas no muro militar que divide o Sahara Ocidental, permite ou utiliza a saída desta espécie de estupefacientes para os países da região.

Apesar da eclosão da guerra ao longo do muro marroquino, acrescenta o comunicado, isso não impediu que os organismos oficiais marroquinos (DST-FAR) prosseguissem com a sua política de inundar a região com drogas e ameaçar a sua segurança.

O comunicado do Ministério da Defesa saharaui refere que a venda de drogas constitui uma fonte de financiamento para o Tesouro Geral do Estado marroquino e seus serviços de inteligência.

A droga capturada pelo exército saharaui foi destruída e queimadano passado dia 18 de fevereiro na presença do coordenador da região militar e membros e quadros do primeiro regimento militar saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário