quarta-feira, 21 de abril de 2021

INAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA NEGA AS PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO PACÍFICA E DEIXA A PORTA ABERTA PARA ESCALADA DA GUERRA EM CURSO

 

COMUNICADO DE IMPRENSA




[Nova York – 21 de abril de 2021] Hoje, o Conselho de Segurança da ONU realizou consultas fechadas sobre a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), que ofereceu mais uma oportunidade ao Conselho de demonstrar o seu compromisso efetivo com a pacífica, justa e solução duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental e para traduzir esse compromisso em acções concretas.

O Conselho de Segurança, no entanto, optou pela inação e não apresentou resultados substantivos.

Dada a gravidade da situação actual, é lamentável que o Conselho de Segurança tenha perdido outra oportunidade de esclarecer as coisas e responsabilizar o Estado de ocupação marroquino pelas graves consequências da sua violação documentada do cessar-fogo de 1991 e do Acordo Militar no. 1 realizada em 13 de novembro de 2020, bem como o seu novo acto de agressão ao Território Libertado Saharaui.

 

O Conselho de Segurança também não conseguiu resolver a situação de deterioração alarmante no Sahara Ocidental ocupado, onde as autoridades de ocupação marroquinas persistem nas suas tentativas de impor à força um facto consumado no Território, ao mesmo tempo em que intensificam as suas práticas repressivas e retaliatórias contra civis saharauis sob o olhar da MINURSO.

O fracasso do Conselho de Segurança em tomar medidas concretas para enfrentar as graves consequências da violação por Marrocos do cessar-fogo de 1991 e a sua nova agressão ao Território Libertado Saharaui , bem como as suas ações ilegais no Sahara Ocidental ocupado, não só prejudica as perspectivas de relançar o processo de paz, mas também deixa a porta aberta para a escalada da guerra em curso.

A Frente POLISARIO continua empenhada em cooperar com os esforços da União Africana e das Nações Unidas com vista a alcançar uma solução pacífica, justa e duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental baseada no exercício livre e democrático do povo saharaui do seu direito inalienável e não negociável à autodeterminação e independência.

A este respeito, a Frente POLISARIO sublinha que a nomeação de um novo Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental (EPSG) não é um fim em si mesmo. É apenas um meio para facilitar um processo de paz robusto e com prazo determinado que conduza ao exercício livre e democrático pelo povo saharaui do seu direito inalienável à autodeterminação e à independência. Para este fim, a Frente POLISARIO sublinha ainda que a imparcialidade, independência, competência e integridade são pré-requisitos indispensáveis ​​para qualquer futuro EPSG para restaurar a confiança no processo de paz e para ter sucesso na sua missão.

Perante o contínuo acto de agressão de Marrocos e a inação das Nações Unidas, o povo saharaui não tem outra opção a não ser exercer o seu legítimo direito à legítima defesa e prosseguir a sua luta de libertação para defender a sua soberania e cumprir as suas aspirações nacionais de liberdade e independência.

 

Dr. Sidi M. Omar

Representante da Frente POLISARIO nas Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário