sábado, 1 de maio de 2021

Opinião do Conselho Editorial do The Washington Post: Os jornalistas detidos em Marrocos merecem a atenção da administração Biden

 



Opinião do Conselho Editorial do The Washington Post

30 de Abril de 2021

Um dos problemas de política externa mais embaraçosos herdados pela administração Biden é o reconhecimento imprudente do Presidente Donald Trump, em Dezembro, da reivindicação de Marrocos sobre o território em disputa do Sahara Ocidental. A medida inverteu a política de longa data dos EUA e colocou Washington em desacordo com os aliados europeus, as nações africanas e as resoluções da ONU. O Sr. Trump não agiu com base nos méritos da questão, mas como parte de um acordo para induzir Marrocos a melhorar as suas relações com Israel. Foi uma recompensa injusta e desnecessária para um regime que, sob o Rei Mohamed VI, se tornou cada vez mais autocrático.

Com muitos desafios estrangeiros para gerir, o novo governo, sem surpresa, tem demorado a esclarecer se vai confirmar a posição de Trump ou revertê-la, como foi instado a fazê-lo por 25 senadores.

Antes de decidir, deveria dialogar com o regime sobre o seu histórico de direitos humanos — e, em particular, o seu ataque à liberdade de expressão. Vários jornalistas marroquinos e ativistas de direitos humanos foram processados por criticar o rei ou expor a corrupção, e dois jornalistas particularmente proeminentes estão agora há mais de três semanas em greve de fome que pode ter resultados trágicos.



Tanto Soulaiman Raissouni, o editor do jornal Akhbar Al-Youm, como Omar Radi, um repórter de investigação premiado, têm estado presos sem julgamento desde o ano passado. O Sr. Raissouni, conhecido pelas suas críticas à corrupção governamental e à defesa da reforma política, foi detido a 22 de Maio de 2020; o Sr. Radi, que também escreveu sobre corrupção e foi correspondente de meios de comunicação internacionais, foi detido a 29 de Julho. O Sr. Radi foi acusado pela primeira vez de espionagem, com base nos seus contactos com diplomatas ocidentais e no trabalho para uma empresa de consultoria britânica. De acordo com uma investigação da Human Rights Watch, "não há provas de que Radi tenha feito alguma coisa para além de conduzir um trabalho jornalístico ou empresarial normal e de manter contacto com diplomatas, como muitos jornalistas e investigadores fazem rotineiramente".

Surpreendentemente, tanto o Sr. Raissouni como o Sr. Radi são acusados de crimes sexuais. As autoridades acusaram o Sr. Raissouni de "agressão indecente" a um homossexual, enquanto um colega de trabalho do Sr. Radi o acusou de violação. As alegações de agressão sexual devem ser levadas a sério, mas as autoridades marroquinas têm o hábito de apresentar tais casos contra jornalistas. O antecessor do Sr. Raissouni como editor de Akhbar Al-Youm está a cumprir uma pena de prisão por agressão sexual, enquanto a sua sobrinha Hajar Raissouni, outra jornalista visada, foi condenada a um ano de prisão por alegadamente ter tido relações sexuais fora do casamento. Um relatório elaborado em março pelo Comité de Proteção dos Jornalistas concluiu que "as acusações de crimes sexuais tornaram-se outro instrumento para as autoridades punirem os jornalistas", ao mesmo tempo que afirmam que estão a respeitar uma lei de 2016 que proíbe as penas de prisão para os trabalhadores dos meios de comunicação social.

Os dois homens começaram as suas greves de fome a 8 e 9 de abril após, os seus pedidos de fiança terem sido repetidamente negados e os seus julgamentos sistematicamente adiados. O Sr. Raissouni terá recusado até mesmo consumir líquidos; a sua esposa disse num post no Facebook que o resultado seria "liberdade, justiça ou morte". O Sr. Radi, segundo os Repórteres Sem Fronteiras, perdeu mais de 9 quilos e sofre de vómitos e diarreia. Na sexta-feira, o seu pai informou que tinha suspendido a sua greve "temporariamente" devido à deterioração da sua saúde. Coligações de grupos e intelectuais internacionais de direitos humanos juntaram-se a mais de 150 jornalistas marroquinos para exigir a sua libertação. Devem ser libertados antes que o regime obtenha mais favores políticos dos Estados Unidos da América.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário