sexta-feira, 21 de maio de 2021

Polisario aceita a nomeação de Staffan de Mistura como enviado pessoal do SG das Nações Unidas

 

Staffan de Mistura


Agências APS/Lusa - A Frente Polisario concordou com a nomeação do Staffan de Mistura, de nacionalidade sueca, como novo enviado da ONU para o Sahara Ocidental, em substituição do alemão Horst Kohler, que se demitiu do cargo em 2019, disse o embaixador saharaui em Argel, Abdelkader Taleb Omar, à APS.

Taleb Omar disse que a Frente Polisario deu o seu acordo a 29 de Abril, observando que se o nome de Staffan de Mistura ainda não foi oficialmente anunciado pela ONU, é certamente devido a bloqueios que Marrocos teria levantado contra a nomeação deste diplomata.

Antigo mediador da ONU na Síria, Staffan de Mistura foi proposto pelo Secretário-Geral da ONU para ser o quinto enviado da organização da ONU para este território não autónomo.

A ONU já nomeou quatro mediadores para tentar resolver o conflito nos últimnos 46 ano, mas em vão. Foram eles os dois americanos James Baker e Christopher Ross, o ex-presidente alemão Horst Kohler e o holandês Peter Van Walssun.

A Frente Polisario acredita que a nomeação de um novo enviado pessoal não é "um fim em si mesmo", salientando que o papel deste emissário é "facilitar um processo de paz vigoroso e calendarizado que conduza ao exercício livre e democrático pelo povo saharaui do seu direito inalienável à autodeterminação e à independência".

Staffan De Mistura, proposto pelo SG da ONU para reavivar o processo de paz no Sahara Ocidental, num impasse desde 2019, foi nomeado em 2014 como enviado especial para a crise na Síria.

O diplomata de 74 anos, de nacionalidade italiana e sueca, tem quatro décadas de experiência na ONU, tanto em zonas de conflito como em agências humanitárias.

Em declarações hoje à agência Lusa, Oubi Bouchraya Bachir, representante da F. POLISARIO na Europa, afirmou que independentemente do novo enviado, há que criar “um novo roteiro, um novo quadro de resolução que inclua a determinação de um objetivo muito claro desse processo de resolução, um calendário de aplicação muito claro, mas também as necessárias garantias".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário