segunda-feira, 31 de maio de 2021

Quando Marrocos rompeu com a França e os seus serviços secretos entrararam em guerra

 


O jornalista Ignacio Cembrero não publicou uma “caxa” ou um ‘furo’ jornalístico: despoletou uma verdadeira «bomba» ao revelar que o famoso “Hacker” Chris Coleman (que divulgou centenas de documentos secretos dos serviços de espionagem e contra-espionagem marroquinas altamente comprometedores), não era outro que os próprios serviços secretos franceses...!!!


A lista de centenas de documentos divulgados por ‘Chris Coleman’ desde 3 de Outubro de 2014, podem ser consultados no website da ARSO: https://www.arso.org/ColemanPaper.htm

 

«Rabat cortou a cooperação antiterrorista con París e a espionagem francesa vingou-se recorrendo ao “Twitter” para desvendar centenas de documentos confidenciais marroquinos»

El Confidential - Por Ignacio Cembrero 30/05/2021

 

De repente, a partir de 2 de outubro de 2014, de um perfil anónimo no Twitter (@chris_coleman24), documentos secretos de Omar Hilale (embaixador de Marrocos na ONU) sobre o Sahara Ocidental, a uma carta de recomendação para a sua filha do (então) ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Salahedin Mezzouar, foram despejados nesta rede social.

Com altos e baixos, até aos primeiros dias de 2015, vieram à luz centenas de documentos da diplomacia marroquina e do serviço secreto de espionagem, a Direcção Geral de Estudos e Documentação (DGED), juntamente com algumas cartas ou fotografias privadas, como as do casamento do ministro Mbarka Bouida, todas elas inconsequentes. O tweeter anónimo mostrava simpatia pela Frente Polisario e afirmava em francês que queria "desestabilizar Marrocos".

Seis anos mais tarde, as suspeitas sobre quem se escondia atrás desse perfil, que utilizava o nome do treinador da selecção galesa de futebol, já não apontam para um jovem "hacker" saharaui pró-independência ou para os serviços secretos argelinos, como vários ministros e jornalistas marroquinos denunciaram na altura. Apontam para a Direcção Geral de Segurança Externa (DGED), o serviço secreto francês.

A raiva de Rabat com Paris começou a 20 de Fevereiro de 2014 quando sete polícias da judiciária francesa bateram à porta da residência do embaixador marroquino em Paris, onde Abdellatif Hammouchi, chefe da Direcção Geral de Supervisão Territorial, a elite policial marroquina que também desempenha tarefas como a brigada político-social no tempo de Franco, estava hospedado. Hammouchi tinha sido acusado de tortura por dois marroquinos residentes em França e um saharaui encarcerado, em Salé. Uma juiz queria ouvir as suas declarações. Ele recusou e fugiu rapidamente antes que a magistrada ordenasse a sua detenção.

O Rei Mohamed VI e o seu círculo interno de colaboradores tomaram nesse mesmo dia a decisão de cortar a cooperação judicial com Paris e anunciou-o num comunicado. Também suspenderam a cooperação anti-terrorista, embora Rabat não tenha tornado pública esta segunda decisão. Nessa altura, a França estava a ser atingida pelo terrorismo e muitos dos ataques foram perpetrados por europeus de origem marroquina.

As mais altas autoridades marroquinas infligiram então à França uma punição semelhante à que acabaram de impor à Alemanha e estão a considerar aplicar à Espanha, pela segunda vez. A primeira foi em Agosto de 2014. Cherkaoui Habboud, diretor do Gabinete Central de Investigações Judiciais, confirmou na quarta-feira, numa entrevista ao jornal digital 'Rue 20', a interrupção da colaboração com Berlim. Também advertiu que a hospitalização em Espanha de Brahim Ghali, líder da Frente Polisario, "ameaça causar a suspensão da cooperação no domínio da segurança entre os dois países".

Três meses após Rabat ter cortado os laços com Paris, a 24 de maio de 2014, "Le 360", um jornal digital marroquino, revelou o nome do chefe em Marrocos dos serviços secretos franceses acreditados em Rabat como sendo a segunda secretária da Embaixada de França. A mulher, uma tenente-coronel apelidada "leoa" pelos seus colegas, teve de deixar o país à pressa. Le 360" é, segundo o "Le Monde", um meio "muito próximo de Mounir Majidi, o secretário particular do Rei Mohamed VI".

Um mês após este episódio, a 25 de Junho de 2014, Mustafa Adib, um dos mais firmes opositores da monarquia de Alauita, foi entrevistado pela primeira vez pelo canal de televisão de língua árabe France 24, que tem uma grande audiência no Magrebe e ao qual dedica extenso tempo de antena. Adib, um antigo capitão da Força Aérea que denunciou a corrupção entre os militares e acabou no exílio em Paris, tem desde então aparecido frequentemente perante as câmaras deste canal público francês.

Três meses mais tarde, o perfil falso de Chris Coleman começou a inundar o Twitter com documentos e e-mails marroquinos confidenciais. A jóia deste Wikileaks na versão marroquina foi talvez a revelação do acordo verbal alcançado em novembro de 2013 pelo Presidente Barack Obama com Mohamed VI, que ele recebeu na Casa Branca.

Obama disse ao seu convidado que desistia de pedir ao Conselho de Segurança uma modificação do mandato da Minurso, o contingente da ONU destacado no Sahara Ocidental, para que este tivesse competência em matéria de direitos humanos. Em troca, o monarca comprometeu-se a estabelecer um programa de visitas ao Sahara pelo Alto Comissariado para os Direitos Humanos, a parar os tribunais militares que julgam civis e a legalizar as associações saharauis pró-independência. Ele só viria a cumprir parcialmente as suas promessas.

Naquele volume de documentos despejados no Twitter, várias centenas diziam respeito a Espanha. Nadia Jalfi, esposa de Gustavo Arístegui, que foi porta-voz do Grupo Popular no Congresso e embaixador na Índia, trocou 150 e-mails entre 2008 e 2011 com Mourad el Ghoul, chefe de gabinete do diretor da DGED. Recebeu ordens suas e formulou também propostas relacionadas com a imprensa italiana e francesa e um cineasta espanhol disposto a "divulgar a soberania histórica de Marrocos sobre o Sahara". Através de um dos seus colaboradores mais próximos, Jalfi explicou a este jornalista que trabalhou durante esses anos para uma agência de comunicação e que não conhecia El Ghoul.

Ahmed Charai, um empresário da imprensa marroquina, esteve também em contacto constante durante anos com El Ghoul, de acordo com e-mails publicados pelo falso perfil. As encomendas que recebeu foram mais abrangentes do que as de Jalfi e incluíram pagamentos a vários jornalistas franceses bem conhecidos e a um americano. Foi preso em 2011 no aeroporto de Dulles (Washington) por tengtar introduzir mais dinheiro nos E.U.A. do que o permitido.

Nesse mesmo ano, Charai foi condenado pelo Tribunal Provincial de Madrid a pagar 90.000 euros por "danos morais" ao ex-presidente do Governo de Espanha José María Aznar e a publicar a sentença em três jornais espanhóis e três marroquinos, algo que não fez. "Rachida Dati grávida de Aznar" foi o título na primeira página do 'L'Observateur du Maroc', o semanário que ele possuía, o que incitou o antigo presidente espanhol a levá-lo a tribunal. Charai alegou que Aznar era o pai da filha que a então ministro da Justiça da França esperava na altura.

Paralelamente a esta falsa informação do semanário marroquino, a revista espanhola 'Interviú' recebeu um lote de fotografias de Aznar com Dati em Paris, tiradas no exterior de um restaurante. "As fotos mais embaraçosas de Aznar" foi a manchete da primeira página de 'Interviú', tentando dar credibilidade ao que Charai publicou. Anos mais tarde foi conhecido que o pai da menina é o empresário francês Dominique Desseigne. Fontes da inteligência espanhola acreditam que o episódio foi uma tentativa da DGED de manchar a imagem de Aznar, o chefe do governo espanhol que teve a pior relação com Mohamed VI. Questionado sobre a autenticidade dos e-mails com a sua assinatura, Charai nunca respondeu a este repórter.

Um terceiro episódio revelado pelo tweeter deixa a diplomacia espanhola em muito mau estado. A 27 de outubro de 2013, dois jovens de Melilla foram mortos a tiro pela Marinha Real Marroquina. O governo marroquino prometeu em dezembro enviar ao governo espanhol os resultados das suas investigações, mas nunca chegou a Madrid qualquer informação.

Gonzalo de Benito, secretário de Estado adjunto no Ministério dos Negócios Estrangeiros, encontrou-se com Badreddine Abdelmoummi, o "número dois" da embaixada de Marrocos em Madrid, nos corredores de uma conferência sobre África, a 28 de maio de 2014. "Ele indicou-me que o seu governo [de Espanha] ficaria satisfeito com qualquer explicação que Marrocos desse para resolver este assunto", escreveu Abdelmoummi aos seus chefes em Rabat. Marrocos permaneceu em silêncio.

O perfil falso, fechado várias vezes pelo Twitter a pedido das autoridades marroquinas, mas que reapareceu sob outro nome, desapareceu no início de Janeiro de 2015. No final desse mesmo mês, Mohamed VI começou um estadia em Paris que não visitava há mais de um ano. Embora a sua estadia fosse privada, foi recebido pelo então Presidente François Hollande. Os dois homens sublinharam a sua determinação "em combater juntos o terrorismo e em cooperar plenamente no domínio da segurança".

A França ainda tinha algum trabalho de casa a fazer para se reconciliar com Marrocos. Em julho de 2015, a Assembleia Nacional francesa aprovou uma alteração ao protocolo sobre cooperação judiciária em matéria penal entre os dois países. Os juízes franceses foram manietados se os alegados actos - a prática de tortura - fossem cometidos em Marrocos. Várias ONG de direitos humanos questionaram a constitucionalidade do novo protocolo.

A DGSE, o serviço secreto francês, não reconheceu ter inspirado estes tweets tão prejudiciais aos espiões e diplomatas marroquinos. No entanto, há muitos indícios de que foram eles que os puseram em circulação. Mustafa Adib, o ex-capitão que era tão pródigo na televisão na altura, veio desculpar-se em fevereiro de 2019 na sua página do Facebook. "As minhas aparições na France 24 foram feitas no contexto de uma transação com os serviços secretos franceses ao mais alto nível (...)", revelou ele.

Adib prestou-se a ser uma das ferramentas da DGSE francesa para a vingança contra a DGED marroquina. A outra, a mais poderosa, foi muito provavelmente o ‘hacking’ dos e-mails e computadores da espionagem e diplomacia marroquina para depois divulgar através da Internet uma pequena parte do que foi roubado.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário