sexta-feira, 14 de maio de 2021

Sultana Khaya, ativista saharaui dos direitos humanos, e a sua irmã espancadas e violadas por agentes marroquinos

 

Clique na imagem e veja o vídeo


Notícia no canal de televisão DEMOCRACY NOW!

No Sahara Ocidental ocupado por Marrocos, dezenas de agentes marroquinos mascarados invadiram a casa da conhecida ativista dos direitos humanos saharaui Sultana Khaya, que tem estado sob prisão domiciliária nos últimos seis meses, e agrediram-na sexualmente a ela e à sua irmã Ouarra. Sultana e Ouarra dizem que os agentes entraram antes do amanhecer quando a família estava a dormir, agrediram o seu irmão, encharcaram a casa com líquido de cheiro fétido e amarraram-nas.

 

Ouarra Khaya: "Inseriram paus dentro das nossas nádegas. Nas nossas nádegas, exactamente. É violação".

 

Sultana Khaya: "O que nos aconteceu é completamente diferente. Olha, o meu olho está ferido. Levei vários socos. Senti-me sufocada. O meu ombro tem estado a doer. E não se pouparam a esforços. ... Como dizia aos ocupantes marroquinos, a minha batalha nunca vai parar. Mesmo que eles derrubem o muro, transformem a casa em lama, deixem-nos fazê-lo. Deixe-os fazê-lo".


A Amnistia Internacional apelou a Marrocos para "levantar a prisão domiciliária arbitrária" contra Sultana Khaya e a sua família. O Sahara Ocidental está sob ocupação militar marroquina desde que a Espanha, a antiga potência colonial, se retirou em 1975. Em Novembro último, Marrocos violou o cessar-fogo de 29 anos com a Frente Polisario, e a guerra regressou ao território, seguida de uma repressão marroquina contra a população autóctone saharaui. Clique aqui para ver o documentário da canal TV DEMOCRACY NOW!, "Four Days in Western Sahara" (Quatro Dias no Sahara Ocidental): A Última Colónia de África".

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário