terça-feira, 29 de junho de 2021

Suspender o apoio diplomático a Marrocos no Conselho de Segurança, respeitar o estatuto jurídico do Sahara Ocidental e pressionar por uma solução justa — aconselha à UE o especialista Hugh Lovatt


Hugh Lovatt


Hugh Lovatt, especialista senior sobre a região do Médio Oriente e Norte da África no Conselho Europeu, destacou em entrevista ao site " Western Sahara 24" , divulgado hoje, terça-feira, que a União Europeia deve respeitar a legitimidade internacional no Sahara Ocidental. Os países ocidentais deveriam cessar o apoio diplomático e acabar com o envolvimento económico com Marrocos, a fim de pressionar Rabat a encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito de uma forma que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação e independência - referiu o especialista.


Hugh Lovatt, que publicou recentemente um extenso estudo conjunto com o investigador e médico americano Jacob Mundy sobre possíveis soluções para o conflito do Sahara Ocidental, e publicado pelo Conselho Europeu no mês passado, afirmou que “ a União Europeia deve corrigir as suas relações comerciais para garantir que não é cúmplice da situação ilegal que criou. "Marrocos está no Sahara Ocidental e prejudica as hipóteses de paz ."

Acrescentou também que a Europa deve "pressionar Marrocos a apoiar um processo de paz significativo que possa garantir o direito do povo saharaui à autodeterminação. Isso inclui o cancelamento da proteção diplomática de Marrocos no Conselho de Segurança das Nações Unidas e o abandono da proposta de Marrocos de autonomia. "

 

“A autonomia é uma falsa promessa...”

Neste contexto, o perito europeu considerou que a proposta de autonomia marroquina não é grave e não vai resolver o problema e afirmou : “A ideia de autonomia representa uma falsa promessa. Com base em exemplos anteriores, os arranjos de autonomia têm um histórico perverso de resolução consistente de disputas. Além disso, a proposta de autonomia do Marrocos ( que é na verdade uma forma de integração no Marrocos ) entra em conflito com o status legal internacional do Sahara Ocidental como um território independente e separado de Marrocos. Também carece de salvaguardas fortes para garantir o respeito pelos direitos dos saharauis e a sua capacidade de autogestão . ”

Por isso, o perito europeu, que propõe uma terceira solução, que é uma espécie de parceria, mas com base na constituição de um Estado saharaui independente que possa aceitar uma espécie de parceria com Marrocos com garantias internacionais, considera que qualquer solução só pode ter lugar com o consentimento do povo saharaui através do exercício do seu direito inalienável à autodeterminação, para que só ele determine o tipo de solução que pretende.

SPS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário