sexta-feira, 16 de julho de 2021

A Comissão Europeia planeia viajar para o Sahara Ocidental ocupado para avaliar o impacto do acordo comercial UE-Marrocos

  

 

ECS. Madrid. | Segundo a WSRW (Western Sahara Resource Watch), a Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu realizou uma reunião onde houve "uma troca de pontos de vista sobre o estado das relações comerciais e a evolução entre a UE e Marrocos" que concluiu com a intenção de fazer um relatório sobre a implementação do acordo comercial UE-Marrocos e a sua aplicação no Sahara Ocidental ocupado.

Durante o mesmo debate, a Comissão Europeia disse ao Comité de Comércio Internacional que está a trabalhar num relatório sobre o impacto da aplicação do acordo comercial UE-Marrocos no Sahara Ocidental, baseado em dados fornecidos por Marrocos, que será complementado por uma visita ao Sahara Ocidental antes do final deste Verão, disse Fernando Perreau de Pinninck, chefe de unidade da Direcção-Geral de Fiscalidade e União Aduaneira.

Após analisar as estatísticas das importações de produtos do Sahara Ocidental em 2020, observou que estas tinham aumentado 12% em relação a 2019 e, surpreendentemente, afirmou: "podemos dizer que o Sahara Ocidental está a beneficiar do acordo".

Na sequência de perguntas dos eurodeputados, o chefe de unidade esclareceu que o relatório deverá estar pronto no próximo Outono, e que a visita está "limitada à implementação do acordo com o Sahara Ocidental". Anunciou também que as reuniões já estão planeadas.

A Comissão da UE, contra todas as probabilidades, em nenhum momento mencionou que a legalidade da extensão deste mesmo acordo ao Sahara Ocidental está actualmente a ser revista pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), e que se espera uma decisão em Setembro, possivelmente mesmo antes da visita da Comissão ao território.

Cabe recordar que, em Dezembro de 2016, o TJUE emitiu um acórdão estipulando que os acordos de parceria e de comércio livre UE-Marrocos não se aplicam ao território do Sahara Ocidental, insistindo no estatuto "separado" e "distinto" do referido território, inscrito na lista das Nações Unidas de territórios não autónomos, pelo que Marrocos não tem nem soberania nem um mandato internacional para administrar o território. O mesmo Tribunal decidiu o mesmo em finais de Fevereiro de 2018, decretando que o acordo de pesca UE-Marrocos não inclui o Sahara Ocidental e as suas águas territoriais, acrescentando ainda que o argumento frequentemente utilizado de que o acordo é benéfico para o Sahara Ocidental é irrelevante.

Durante o debate, vários deputados europeus abordaram a preocupante situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado e no próprio Marrocos. Saskia Bricmont (Verdes) pediu à Comissão que esclarecesse como utiliza a cláusula dos direitos humanos no acordo com Marrocos, mas não recebeu qualquer resposta. Outra questão sobre a rotulagem correcta da origem dos produtos do Sahara Ocidental foi bloqueada com o argumento de que não se trata de uma questão de importação, mas sim de uma questão do mercado interno para as autoridades europeias. Finalmente, quando questionada sobre uma modificação substancial do acordo devido ao incumprimento por parte de Marrocos, tal como, no caso do tomate, a correcta rotulagem e controlo dos produtos, a Comissão da UE declarou, surpreendentemente, que não estavam previstas alterações.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário