quinta-feira, 1 de julho de 2021

Marrocos: perita da ONU denuncia a "repressão" contra defensores dos direitos humanos saharauis


Mary Lawlor

 

GENEBRA (1 de Julho de 2021 (em francês)  - Marrocos deve deixar de visar os defensores dos direitos humanos e os jornalistas que defendem as questões de direitos humanos relacionadas com o Sahara Ocidental, e permitir-lhes trabalhar sem represálias, disse hoje Mary Lawlor, Relatora Especial da ONU sobre a situação dos defensores dos direitos humanos.

"Exorto o governo marroquino a deixar de visar os defensores dos direitos humanos e os jornalistas pelo seu trabalho, e a criar um ambiente em que possam realizar esse trabalho sem receio de represálias", disse.

Lawlor destacou os casos dos defensores dos direitos humanos Naâma Asfari e Khatri Dadda, que se encontram detidos desde 2010 e 2019, respectivamente, e que cumprem penas de 30 e 20 anos.

"Não só os defensores dos direitos humanos que trabalham em questões de direitos humanos em Marrocos e no Sahara Ocidental continuam a ser injustamente presos e criminalizados pelas suas actividades legítimas, como também são condenados a penas de prisão desproporcionadas e, enquanto encarcerados, sujeitos a tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como à tortura", denunciou Mary Lawlor.

Lawlor também se pronunciou contra "a perseguição sistemática e implacável de que são alvo os defensores dos direitos humanos em represália pelo exercício dos seus direitos à liberdade de associação e expressão, a fim de promover a fruição dos direitos humanos e de fazer avançar as questões dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Suprimir indivíduos e organizações que trabalham em prol dos direitos humanos - incluindo os que estão envolvidos com a ONU - "é profundamente deplorável e prejudicial para a sociedade como um todo", disse a relatora.

Lawlor disse ter recebido relatos de que os defensores dos direitos humanos que trabalham em questões de direitos humanos no Sahara Ocidental tinham sido sujeitos a "intimidação, assédio, ameaças de morte, criminalização, prisão, agressões físicas e sexuais, ameaças de violação e vigilância". Se estes relatórios forem confirmados, "constituem violações do direito e das normas internacionais em matéria de direitos humanos e são contrários ao compromisso do governo marroquino com o sistema das Nações Unidas no seu conjunto” - reiterou.


O caso de Sultana Khaya e sua família

Referiu-se ao caso da defensora dos direitos humanos Sultana Khaya e da sua família, que estão impedidas de sair de casa em Bojador desde novembro de 2020. Sultana Khaya é presidente da Liga para a Defesa dos Direitos Humanos e a Protecção dos Recursos Naturais em Bojador e trabalha pelos direitos das mulheres e pelo direito à autodeterminação no Sahara Ocidental.

Sultana Khaya foi assediada em várias ocasiões pelas autoridades marroquinas e perdeu um olho em resultado de um ataque de um agente da polícia em 2007. Nos últimos sete meses, a polícia e os veículos de segurança têm alegadamente bloqueado o acesso à sua casa, impedindo a sua família de sair, e os seus parentes são regularmente incapazes de lhe fornecer material de saúde vital. Segundo as informações recebidas pela Relatora Especial, sempre que tentava sair de casa, Sultana Khaya era ameaçada e agredida fisicamente por agentes marroquinos.

Em Maio, a sua casa foi revistada pelas autoridades marroquinas duas vezes em menos de 48 horas. Durante a segunda busca, a 12 de maio, Sultana Khaya e a sua irmã, a defensora dos direitos humanos Luara Khaya, foram alegadamente agredidas física e sexualmente por agentes da polícia mascarados, e o seu irmão foi agredido fisicamente. Um contingente de agentes policiais continua alegadamente a ser posicionado fora de casa, sem que haja qualquer explicação legal para a sua presença.

Tanto Sultana como Luara Khaya são membros da Iniciativa Saharaui Contra a Ocupação Marroquina (ISACOM), uma organização fundada em setembro de 2020 para defender o direito à autodeterminação não violenta do povo do Sahara Ocidental e trabalhar para a libertação dos presos.

Desde a sua criação, os seus membros - incluindo as mulheres defensoras dos direitos humanos Mina Baali e Salha Boutinguiza; Lahcen Dalil, Hassanna Abba, Hmad Hammad, Babuizid Muhammed Saaed Labhi, Salek Baber e Khalid Boufrayoua - foram alegadamente agredidos e até torturados. As autoridades abriram alegadamente uma investigação contra a organização pelo procurador de El Aaiún.

Lawlor também manifestou particular preocupação com o aparente uso da violência e a ameaça de violência para prevenir e obstruir as mulheres defensoras dos direitos humanos nas suas actividades pacíficas de direitos humanos.

O relatório de Mary Lawlor é apoiado por Clement Nyaletsossi Voule, Relator Especial sobre os direitos à liberdade de reunião pacífica e liberdade de associação; Morris Tidball-Binz, Relator Especial sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias; e Melissa Upreti (Presidente), Dorothy Estrada-Tanck (Vice-Presidente), Elizabeth Broderick , Ivana Radačić, e Meskerem Gesane (Vice-Presidente). Melissa Upreti (Presidente), Dorothy Estrada-Tanck (Vice-Presidente), Elizabeth Broderick , Ivana Radačić, e Meskerem Geset Techane, Grupo de Trabalho sobre Discriminação contra Mulheres e Raparigas.


Sem comentários:

Enviar um comentário