quarta-feira, 21 de julho de 2021

Pela primeira vez em três anos, um navio carregado com fosfato expoliado do Sahara Ocidental para os EUA

 


20-07-21 - WSRW - A 17 de julho de 2021, o graneleiro Amis Ace partiu do Sahara Ocidental com uma carga de rocha fosfática, com destino aos EUA. O navio passou pelas Ilhas Canárias e está actualmente a navegar em direção ao estado da Virgínia, na costa leste dos EUA.

O navio informou que se dirige para Mobjack Bay, Virginia, onde está prevista a sua chegada a 2 de Agosto. O Western Sahara Resource Watch (WSRW) não espera que este porto seja o destino real e final da carga. Mobjack Bay é uma marina para iates, e não recebe grandes navios de carga. A carga será muito provavelmente destinada a um porto industrial maior nas proximidades. O WSRW ainda não identificou o importador da carga.

É a primeira exportação de rocha fosfática do Sahara Ocidental para os EUA desde Agosto de 2018. Dois grandes intervenientes no mercado de fertilizantes dos EUA deixaram ambos de importar do território ilegalmente ocupado por questões de direitos humanos, em combinação com uma extensa pressão aos seus proprietários:

Em 2010, a empresa americana Mosaic anunciou que tinha parado as importações do território, depois de ter sido cliente da mina de Bou Craa durante vários anos, "devido a preocupações internacionais generalizadas relativamente aos direitos do povo saharaui naquela região".

Em 2018, a empresa canadiana Nutrien suspendeu as suas importações para os EUA. O seu maior cliente, New York Stock registado Innophos Holdings, anunciou em 2018 a paragem da compra de produtos da fábrica da Nutrien em Baton Rouge, Louisiana "como parte do compromisso da Innophos com a responsabilidade social global e a boa gestão empresarial".

Desde que as importações norte-americanas pararam em Dezembro de 2018, as exportações marroquinas de rocha fosfática do território ocupado caíram para metade do volume das últimas décadas, mostra a pesquisa do WSRW.

Sem comentários:

Enviar um comentário