domingo, 8 de agosto de 2021

Jornalista marroquino Souleiman Raissouni pede para ser internado no hospital depois de ter terminado a greve de fome de 118 dias

 

Manifestante mostra o seu apoio a Raissouni quando o jornalista
estava no seu 93.º dia de greve de fome.


Periodistas en español - Por Jesús Cabaleiro Larrán -06/08/2021

O jornalista marroquino Souleiman Raissouni decidiu terminar a sua greve da fome na prisão de Casablanca após 118 dias, com o compromisso de ser transferido para o hospital para acompanhamento médico.

Durante o último fim-de-semana, o estado de saúde do jornalista deteriorou-se seriamente, "levantou-se de madrugada para ir à casa de banho e caiu, devido à deterioração do seu estado de saúde", informou a comissão de solidariedade com o jornalista, acrescentando que ele tinha uma febre de quase quarenta graus.

Também perdeu mais de trinta quilos, sofre de hipertensão crónica e a sua perna direita está paralisada devido a uma patologia neurológica. Precisa de cuidados médicos e de apoio psicológico substancial.

Os seus advogados de defesa enviaram uma carta ao Ministério Público e ao Conselho Geral da Magistratura para que esta ação fosse levada a cabo. Também expressaram a sua gratidão pela solidariedade que recebeu de Marrocos e de outros países durante a longa greve de fome,

Além disso, os seus advogados esperam que esta medida seja executada imediatamente: "A direção da prisão disse-lhe que isto seria feito, mas não é a primeira vez que isto foi prometido sem ser executado". Deve também recordar-se que a Direção Geral da Administração Penitenciária (DGAP) divulgou algumas imagens dele, o que provocou a indignação geral.

Repórteres sem Fronteiras (RSF) expressaram o seu apoio à transferência de Raissouni para o hospital porque "é vital e urgente".

O jornalista de 47 anos de idade foi condenado a cinco anos de prisão pelo tribunal de primeira instância de Casablanca na sexta-feira, 9 de Julho, em recurso. Foi condenado num julgamento controverso marcado pela ausência do acusado, que se recusou a comparecer perante o juiz para ouvir o veredicto.

O editor-chefe do extinto diário Akhbar Al-Yaoum (Today's News), conhecido pela sua posição crítica contra o regime, foi detido de novo em Maio de 2020 após ter sido acusado de "agressão indecente com violência e rapto forçado".


Sem comentários:

Enviar um comentário