segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Mais de 250 migrantes morreram no 1.º semestre de 2021 ao largo do Sahara Ocidental na rota para as Ilhas Canárias

 


Agência de Migração da ONU informou que pelo menos 250 migrantes morreram na rota para as Ilhas Canárias nos primeiros seis meses de 2021. Mas a organização Walking Borders relatou muito mais vítimas na mesma rota no mesmo período, contando quase 2.000.

Ainda há dias a agência a Associeted Press noticiou que 42 migrantes, incluindo 30 mulheres e 8 crianças, morreram quando o barco em que viajavam naufragou, em mar agitado, pouco depois de zarpar da cidade costeira de Dakhla, no Sahaara Ocidental.

A imprensa local informou que 12 corpos deram à costa na praia, na quinta-feira, enquanto outras 10 pessoas foram resgatadas por pescadores na costa de Dakhla.

Mais ao norte, ao longo da costa do Sahara Ocidental, a agência de notícias oficial marroquina MAP informou na quinta-feira que a Marinha marroquina resgatou 30 migrantes ao sul de El Aaiún, a capital do território.

Por sua vez, o Serviço de Resgate Marítimo Espanhol disse na sexta-feira que tinha resgatado 63 pessoas perto das Ilhas Canárias.

As mortes de migrantes não são incomuns na região do Atlântico que separa a costa oeste de África e as ilhas Canárias de Espanha. Mas este acidente de barco mais recente incluiu um número incomumente alto de mulheres e crianças que aparentemente morreram.

Naufrágios na rota da África Ocidental para as Canárias costumam ser difíceis de verificar e os corpos da maioria das vítimas nunca são recuperados. Segundo a Associeted Press, a Agência de Migração da ONU relatou que pelo menos 250 migrantes morreram na rota para as Ilhas Canárias nos primeiros seis meses de 2021, enquanto a Walking Borders relatou muito mais vítimas na mesma rota no mesmo período, contando com quase 2.000.

No primeiro semestre de 2021, as chegadas aumentaram 156% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a IOM.

Fonte: Diário do Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário