terça-feira, 28 de setembro de 2021

"Não haverá novo cessar-fogo enquanto não for alcançada uma solução justa para a questão saharaui". (Brahim Ghali)

 

Brahim Ghali


Birlehlu - (ECS) 28-09-2021 - O Presidente da República saharaui (RASD) e Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, disse ontem a uma multidão nos acampamentos saharauis que não haverá novo cessar-fogo no Sahara Ocidental enquanto não for alcançada uma solução justa para a questão saharaui. "Uma solução que permita ao povo saharaui exercer o seu legítimo direito à liberdade e à independência é a única condição para parar a guerra", anunciou Ghali.

O Presidente saharaui, num discurso que proferiu durante a sua participação no 6º Fórum de Administração e Gestão da RASD realizado na segunda-feira no campo de Bojador, salientou que todas as opções estão sobre a mesa, incluindo a escalada da guerra.

Brahim Ghali reiterou que todas as opções que podem ser utilizadas para encontrar uma solução para o problema saharaui são possíveis, com excepção de uma trégua na guerra actual, desencadeada após a violação por Marrocos do cessar-fogo na violação ilegal em El Guerguerat a 13 de novembro de 2020.

Por outro lado, o presidente saharaui enviou uma saudação às unidades do Exército de Libertação Saharaui pelos seus esforços, especialmente após o reinício da luta armada, elogiando os esforços que realizam diariamente, uma vez que são a ponta de lança no campo de batalha contra a ocupação marroquina.

O Presidente Brahim Ghali elogiou igualmente a firmeza e solidez das massas populares saharauis, tanto nos territórios ocupados do Sahara Ocidental como nos campos de refugiados saharauis.

O líder saharaui denunciou a repressão marroquina no Sahara Ocidental, e prestou uma merecida homenagem à activista saharaui Sultana Khaya e à sua família. Ghali recordou a bravura e coragem de Khaya ao enfrentar o aparelho repressivo marroquino.

Sem comentários:

Enviar um comentário