Uma delegação da Embaixada dos EUA em Rabat visitou El Ayoun ocupada na quinta-feira passada. A delegação é chefiada pela diplomata responsável pelos assuntos políticos, Amanda Zeidan, a missão manteve conversações com o CODESA e outros grupos.
Por Sidi Maatala El Aaiún (ECS).- 02-10-2021 – O Coletivo dos Defensores dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental (CODESA), realizou a 30 de Setembro de 2021 uma reunião com uma delegação da Embaixada dos EUA na capital ocupada do Sahara.
Segundo um comunicado divulgado, este encontro, o primeiro do seu género desde o início da guerra no Sahara Ocidental, faz parte de uma visita da delegação americana ao território ocupado do Sahara Ocidental. A reunião, que durou quase uma hora, teve lugar na sequência de um pedido oficial da Embaixada dos EUA, comunicado ao CODESA alguns dias antes.
A reunião, segundo a mesma declaração, centrou-se principalmente na deterioração da situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental, caracterizada por crimes graves contra a humanidade pela ocupação marroquina contra civis saharauis, e na confiscação do seu direito à autodeterminação. "O encontro teve lugar na ocupada El Ayoun, na casa de "Ali Salem Tamek", antigo preso político saharaui e membro do executivo do Coletivo dos Defensores dos Direitos Humanos Saharauis no Sahara Ocidental (CODESA)", recorda o comunicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário