quarta-feira, 3 de novembro de 2021


Niels Annen (SPD), Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros alemão


Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros alemão afirma sem rodeios: "desenhar um mapa não altera o direito internacional"
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha, Niels Annen (SPD), revelou ontem, terça-feira, em declarações ao TagesZeitung digital, que os contactos com Marrocos foram suspensos e que o embaixador alemão nomeado em Rabat está à espera há cinco meses para assumir as suas funções. O dirigente alemão salientou que a abordagem adotada por Marrocos é invulgar entre os países amigos.

Sobre a questão do Sahara Ocidental, Annen revelou que Marrocos espera que a Alemanha mude a sua posição sobre o conflito do Sahara Ocidental, ou seja, que reconheça que a zona que anexou faz parte de Marrocos. O vice-ministro alemão explicou que todos os governos federais apoiam o parecer jurídico da ONU de que o estatuto do Sahara Ocidental ainda não foi clarificado, numa referência indireta ao direito de autodeterminação do povo saharaui para determinar o estatuto final do território, tal como exigido pelo direito internacional.
O vice-chanceler alemão salientou também que o estatuto final do Sahara Ocidental é objecto de um processo de negociação sob a liderança das Nações Unidas.
O político alemão concluiu salientando o apoio do seu país aos esforços que estão a ser feitos para alcançar uma solução justa, duradoura e aceitável por parte de Marrocos e da Frente Polisario, em conformidade com as resoluções pertinentes da ONU. Na mesma linha, elogiou o profissionalismo das autoridades argelinas por não interferirem ou tirarem partido das tensões entre Marrocos e a Alemanha.
O vice-ministro alemão manifestou a sua forte rejeição à decisão de Trump, em Dezembro passado, de conceder a Marrocos a alegada soberania sobre o Sahara Ocidental, afirmando que "desenhar um mapa não altera o direito internacional".

Sem comentários:

Enviar um comentário