terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sahara Ocidental: porta-voz do Departamento de Estado dos EUA põe fim à controvérsia sobre a posição de Washington









Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA


Washington (ECS). 22-11-2021 – O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Ned Price reafirmou uma vez mais a posição da administração Biden sobre a questão do Sahara Ocidental. "A nossa posição é apoiar os esforços do novo enviado do Secretário-Geral da ONU e o Processo Político liderado pela ONU", disse Price.

Price respondia a perguntas de repórteres numa conferência de imprensa realizada ontem em Washington sobre se a administração Biden reconhece a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, a que Price respondeu reafirmando que Washington está a consultar as partes envolvidas no conflito, a Frente Polisario e Marrocos, e que a sua posição é de apoiar fortemente os esforços da ONU para encontrar uma solução política justa para o Sahara Ocidental.

"O Secretário de Estado Blinken teve oportunidade de falar sobre esta questão durante a sua recente visita a África, e o que ele disse nessa altura é que Washington apoia os esforços do Enviado Pessoal Staffan de Mistura para retomar o processo político liderado pela ONU", disse Price, observando no mesmo contexto que o objetivo final deste processo é alcançar uma solução duradoura e digna para o conflito do Sahara Ocidental.

Price salientou que Washington apoiará fortemente os esforços do Enviado Pessoal Staffan de Mistura para promover a paz para um futuro próspero para o povo do Sahara Ocidental e para a região no seu conjunto.

Entretanto, o Secretário de Estado norte-americano Anthony Blinken recebeu também ontem Nasser Bourita, ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, elogiando as relações EUA-Rabat e referindo que em relação ao conflito do Sahara Ocidental o seu país apoia os esforços do recém-nomeado Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Staffan de Mistura, segundo as próprias declarações de Blinken.

O Secretário de Estado norte-americano indicou que durante a reunião, a primeira do género desde a tomada de posse de Joe Biden em Janeiro, foram abordadesvárias questões, incluindo a situação atual no Sahara Ocidental, o processo de paz da ONU e os Acordos de Abraham, que conduziram à normalização das relações entre Marrocos e Israel.

O Secretário de Estado norte-americano recebeu ontem, segunda-feira, 22 de novembro de 2021, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Nasser Bourita. A reunião não planeada foi anunciada pelo Departamento de Estado dos EUA no seu website oficial, e não foram fornecidos mais pormenores.

Note-se que a última reunião entre os dois ministros dos Negócios Estrangeiros teve lugar há cinco meses atrás, a 28 de junho de 2021, em Roma, à margem da reunião ministerial da coligação internacional contra o ISIS.

Blinken regressa de uma viagem a África que terminou este fim-de-semana com uma entrevista dada à BBC em Nairobi, onde ignorou completamente reafirmar a decisão do ex-Presidente Donald Trump de reconhecer a alegada soberania do Reino de Marrocos sobre o Sahara Ocidental.

O Secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, recebeu
ontem em Washington o MNE marroquino, Nasser Bourita 


O Secretário de Estado disse que o seu país está agora fortemente concentrado em apoiar os esforços do novo enviado do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, e um processo liderado pela ONU.

A entrevista foi publicada na íntegra no website oficial do Departamento de Estado dos EUA. Leia AQUI: https://www.state.gov/secretary-antony-j-blinken-with-anne-soy-of-bbc-africa/

Sem comentários:

Enviar um comentário