quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental visita a região

 

Staffan de Mistura


ECSaharaui 05-01-2022 . De acordo com informações obtidas pelo portal CE-saharaui junto de várias fontes, o enviado pessoal do Secretário-Geral para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, tenciona visitar a região a partir da segunda semana deste mês, e está em contacto com as duas partes em conflito, a Frente Polisário e Marrocos, para combinar as datas. Deverá também visitar os dois países vizinhos, Argélia e Mauritânia.

De Mistura tomou posse em novembro passado, um ano após o reatamento da guerra entre Marrocos e a Frente POLISARIO, na sequência da agressão e anexação de novas terras saharauis em El Guerguerat (junto à fronteira com a Mauritânia).

Staffan De Mistura encontra-se perante um cenário radicalmente diferente daquele que deixou o seu antecessor, Horst Kohler, a saber: o reinício de uma guerra após a violação do cessar-fogo cometido e reconhecido por Marrocos, um novo paradigma regional marcado por tensões entre os países indiretamente envolvidos no conflito e crescente pressão diplomática sobre as partes envolvidas para retomarem as negociações.

A Frente POLISARIO deixou claro em repetidas declarações dos seus dirigentes que não existe outra solução que não seja a estipulada pela lei internacional que rege os conflitos de descolonização; conceder a autodeterminação aos povos sob domínio colonial, que é a situação do povo saharaui.

A potência ocupante, Marrocos, por seu lado, insiste em impor a solução do território que ocupa: a integração em Marrocos através de um Plano de Autonomia unilateral como base para qualquer negociação, em violação das suas obrigações assinadas em 1991, das resoluções das Nações Unidas e do Conselho de Segurança, bem como da União Africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário