domingo, 16 de janeiro de 2022

O enviado da ONU para o Sahara Ocidental reúne-se com o Presidente saharaui Brahim Ghali

 

Staffan de Mistura, encontrou-se com o Presidente saharaui, Brahim Ghali


ECS - Chahid El Hafed 16-01-2022: O Enviado Pessoal d SG da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, encontrou-se esta tarde com o Presidente saharaui, Brahim Ghali, no âmbito de uma digressão regional cujo objetivo é procurar, entre outras coisas, retomar o diálogo entre Marrocos e a Frente Polisario.

O encontro teve lugar na sede da Presidência da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) no campo de Chahid el Hafed (Tindouf, sudoeste da Argélia) na presença de membros da direção da Frente Polisario.

Em mais de uma ocasião, a Frente Polisario reiterou a sua disponibilidade "para cooperar com as Nações Unidas e encetar negociações sérias e diretas a fim de fixar um prazo para a realização do referendo sobre a autodeterminação no Sahara Ocidental.



Staffan de Mistura, que chegou sábado aos campos de refugiados saharauís na cidade argelina de Tindouf como parte da sua viagem regional, encontrou-se com a delegação de negociação da Frente Polisario, o primeiro-ministro saharaui, organizações de jovens e de mulheres,  Crescente Vermelho Saharaui, organizações dos DDHH, e visitou também centros educativos e de infra-estruturas da RASD.



O diplomata italo-sueco iniciou na quarta-feira uma digressão regional em Marrocos, que ocupa ilegalmente o Sahara Ocidental, para preparar o terreno para o relançamento do Processo Político.

Sem comentários:

Enviar um comentário