terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Parlamentares britânicos reafirmam apoio ao povo saharaui

A delegação saharaui recebida pelo grupo parlamentar do Parlamento Britânico


Londres 22-02-2022 - Membros do grupo parlamentar britânico de amizade com o povo saharaui renovaram o seu apoio à luta do povo saharaui pela independência e comprometeram-se a continuar a trabalhar no seio do Parlamento britânico para defender a sua causa.

Estes representantes britânicos eleitos reafirmaram a sua posição a favor da causa justa do povo saharaui e da sua luta pela autodeterminação, quando receberam, na segunda-feira à noite, no Parlamento britânico, uma delegação da Frente Polisario, liderada pelo representante da frente na Europa e na União Europeia (UE), Oubi Bouchraya Bachir, informou esta terça-feira a Agência de Imprensa Saharaui (SPS).

Na ocasião, a delegação saharaui informou os membros da mesa do grupo parlamentar britânico sobre a situação dos direitos humanos nos territórios ocupados e a contínua pilhagem dos recursos naturais, apelando ao governo britânico a desempenhar um papel positivo ao nível do Conselho de Segurança e a pressionar a parte marroquina a cumprir a legalidade internacional e a respeitar os acordos sobre a organização de um referendo sobre a autodeterminação no Sahara Ocidental.      

O encontro constituiu também uma oportunidade para a delegação saharaui informar os parlamentares britânicos sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com o conflito do Sahara Ocidental desde o reinício da luta na sequência da agressão cometida pelo exército marroquino a 13 de novembro de 2020 em Guerguerat, em violação do cessar-fogo.

A reunião também abordou a questão do novo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Staffan de Mistura, que visitou recentemente a região.

A reunião teve lugar na presença de Jeremy Corbyn, o antigo líder do Partido Trabalhista. A delegação saharaui, liderada pelo diplomata Oubi Bouchraya Bachir, incluía Sidi Braika, o representante da Frente Polisario no Reino Unido, e o seu adjunto, Hamdi Youssef.

Sem comentários:

Enviar um comentário