sexta-feira, 18 de março de 2022

Polisario afirma que Pedro Sánchez “sucumbe à chantagem” de Marrocos como “tributo” para retomar relações

 

Fotomontagem ECSaharaui

A Frente Polisario lamentou hoje que o Presidente do Governo (de Espanha), Pedro Sánchez, "sucumba à pressão e chantagem" de Marrocos ao subscrever o seu plano de autonomia para o Sahara Ocidental como um "tributo de passagem" para retomar as relações políticas e diplomáticas prejudicadas entre os dois países.

O delegado da Frente Polisario em Espanha, Abdulah Arabi, declarou numa entrevista à Europa Press que o governo espanhol passou anos "constantemente a tentar agradar a Marrocos", jogando com uma "ambiguidade" que, na sua opinião, não lhe corresponde como "poder administrante" de um território que aguarda a descolonização.

Para Abdulah Arabi, o facto de Espanha reconhecer agora o plano de autonomia marroquina como a opção mais realista para resolver o futuro da antiga colónia realça a "hipocrisia" do governo quando este fala de "defender a legalidade internacional".

Neste sentido, salientou que o plano de Rabat "é uma opção, mas não é a solução", e afirmou a necessidade de convocar um referendo que contemple a autodeterminação e não que o Sahara Ocidental deva permanecer sob controlo marroquino.

"A solução tem de basear-se na escolha do povo saharaui", sublinhou o delegado, antes de salientar que a Espanha "tem uma responsabilidade política e jurídica específica". Para se pronunciar como o fez esta sexta-feira, indicou, "contradiz enormemente a sua responsabilidade".

Fonte: Electomania.es

Sem comentários:

Enviar um comentário