Madrid - 11-04-2022 - O delegado da Frente Polisario em Espanha alertou hoje numa conferência de imprensa em Madrid que, caso Espanha considera que o Sahara está incluído na integridade territorial de Marrocos, isso “é muito grave” e é contrário ao direito internacional
Arabi, representante da Polisario para Espanha considerou que este posicionamento está “longe de ajudar”, e siginifica “quatro passos atrás” na solução.
Assim, o delegado da Frente Polisario solicitou ao governo espanhol que esclareça se quando menciona a “integridade territorial” na carta a Mohamed VI, inclui o Sahara Ocidental em relação a Marrocos.
Este novo rumo e permissas do presidente Sanchéz durante a visita a Rabat a passada semana incluem conceitos perigosos segundo Arabi.
A posição de Sánchez “complica seriamente o trabalho do enviado especial da ONU, Staffan de Mistura”, afirma Arabi, que lamentou a decisão da Espanha de “apoiar Marrocos” contra os interesses saharauis.
Segundo Arabi, Espanha ao aliar-se a Marrocos, colocou fim a um consenso que já durava há 46 anos, colocando-se fora da legalidade internacional e excluindo-se do papel de mediador do conflito.
Fonte: Por un Sahara Libre
Sem comentários:
Enviar um comentário