Secretaria Geral:
Bir Lehlu, 10 de abril de 2022
1. Como resultado da declaração do governo Pedro Sánchez de apoio ao plano marroquino, que visa legitimar a anexação pela força dos territórios do Sahara Ocidental e, consequentemente, confiscar os direitos inalienáveis do povo saharaui à autodeterminação e independência.
2. Tendo em vista os passos concretos que foram dados nesse sentido pelo governo de Pedro Sánchez.
3. Com base nas responsabilidades que incumbem ao Estado espanhol perante o povo saharaui, bem como perante as próprias Nações Unidas e, enquanto potência administradora do território, são irrevogáveis estes compromissos.
4.- A Frente Polisario decide suspender os contactos com o actual governo de Espanha, até que se abstenha de instrumentalizar a causa saharauis com vergonhosas contrapartidas e indemnização nas suas vendas e transacções com o ocupante marroquino e para aderir aos preceitos da legalidade internacional , que consagra tanto o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação, como o respeito pelas fronteiras internacionalmente reconhecidas do seu território.
5.- A Frente Polisario, no entanto, quer agradecer os seus mais sinceros agradecimentos, tanto às forças democráticas do Congresso dos Deputados espanhol, como ao amplo e transversal movimento de solidariedade com a nossa causa legítima, por instar tão enfaticamente o governo central, na necessidade de regressar ao caminho da legalidade internacional no Sahara Ocidental e exigir o respeito pelo direito à autodeterminação do povo saharaui
Sem comentários:
Enviar um comentário