terça-feira, 26 de abril de 2022

Brasil: Belém do Pará e a povoação de Tifariti, na República Árabe Saharaui Democrática, assinam acordo de geminação


Belém do Pará, Brasil

RomaNews - 25/04/2022A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint), e a República Árabe Saaraui Democrática (RASD) assinam nesta quarta-feira, 27, às 18h, no Palacete Bolonha, bairro de Nazaré, o Tratado de Irmandade entre Belém e Tifariti, uma das mais importantes cidades do povo Saaraui.  

Ao assinar o Tratado de Irmandade com Tifariti, Belém passa a integrar uma longa lista de cidades de países, como Itália, Espanha, Venezuela, Senegal, Mali e outros, que possuem acordos de cidades gêmeas ou cidades irmãs com Tifariti. Além dos benefícios materiais e culturais que possam gerar, os acordos significam mundialmente um apoio à causa da liberdade e da autodeterminação dos povos.

Localizada no Saara Ocidental, no norte da África, a República Árabe Saaraui Democrática é o último território colonizado no continente, já que grande parte de seu território sofre a ocupação ilegal do vizinho Reino do Marrocos. Tifariti é uma área libertada da RASD, onde funciona o parlamento de Saaraui, a Universidade Nacional e é considerada um dos berços da cultura local. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o representante da  República Árabe Saaraui Democrática, o embaixador Emboirik Ahmed, são os líderes que devem assinar o tratado durante a solenidade. O evento deve contar ainda com um pocket show do músico violonista paraense Salomão Habib.


Belém - Frequentemente chamada de Belém do Pará, é um município brasileiro e capital do estado do Pará. É o município mais populoso do Pará e o segundo da região Norte do Brasil com uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes.

Edmilson Brito Rodrigues, é um arquitecto, professor e político brasileiro, filiado no Partido Socialismo e Liberdade e atual prefeito de Belém, cargo que exerceu anteriormente entre 1997 e 2005. Foi, também, deputado estadual do Pará e deputado federal pelo mesmo estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário