sábado, 16 de julho de 2022

Resolução da UA põe fim às tentativas de Marrocos de excluir a RASD da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD)

 


LUSACA, 15 de julho de 2022(SPS)-. Mais uma vez, Marrocos falhou na sua tentativa de impedir a participação saharaui nas cimeiras de parceria da UA com outras organizações e entidades internacionais.

Marrocos não conseguiu convencer as delegações africanas a excluir a República Saharaui dos trabalhos da oitava cimeira da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD) de Tóquio, prevista para 28-29 de agosto em Tunes, tendo o Conselho Executivo da União Africana (UA) adotado na quinta-feira em Lusaka, uma resolução apelando à participação de todos os países africanos nesta reunião, de acordo com um despacho da agência APS.

Esta resolução foi adoptada no final de uma sessão à porta fechada marcada por um longo debate entre os ministros dos Negócios Estrangeiros africanos no quadro da 41ª sessão do Conselho Executivo da UA atualmente a decorrer na capital zambiana.

Marrocos tentou em vão convencer todas as delegações africanas durante esta reunião da necessidade de excluir a República Árabe Saharaui Democrática (RASD), uma tentativa condenada ao fracasso, porque nenhum Estado, nem mesmo os seus aliados, apoiaram a posição marroquina. Pelo contrário, muitos dos ministros africanos participantes apontaram para a necessidade de pedir ao parceiro japonês para estender um convite a todos os países africanos, incluindo a República Saharaui.

No final da sessão, um projeto de resolução preparado pelo Presidente do Conselho, o Ministro dos Negócios Estrangeiros senegalês, incluiu este ponto e mandatou a Comissão da UA, chefiada pelo Presidente Moussa Faki, para manter o Japão informado sobre a posição africana comum sobre esta questão.

A República Saharaui tem defendido a sua presença na União Africana como membro fundador da organização continental, participando em cimeiras no continente e noutras cimeiras de parceria com outros organismos e organizações internacionais.

Apesar das tentativas de Marrocos, a RASD participou na Conferência Internacional sobre Segurança Alimentar, realizada em Adis Abeba e organizada pela UA, na Organização Mundial do Comércio (OMC), na Organização Mundial da Saúde (OMS) e no Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para além da sua participação nas conferências de alto nível em Abidjan, Malabo, Maputo, Tóquio e Bruxelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário