Estrasburgo 23-11-2022 - O intergrupo parlamentar europeu de solidariedade com o povo saharaui realizou um encontro, durante o qual foi feita uma apresentação pelo representante da Frente Polisário na Europa e na União Europeia, Oubi Bouchraya Bachir, sobre os últimos desenvolvimentos da questão saharaui, em particular a continuação da guerra no Sahara Ocidental e o fracasso do Conselho de Segurança em lidar com a grave situação no terreno.
A reunião do intergrupo parlamentar europeu, presidido por Andreas Sheider, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), realizada de 21 a 25 de novembro na cidade de Estrasburgo, permitiu avaliar a iniciativas e atividades desenvolvidas recentemente em prol da defesa da causa saharaui, indica a Agência Saharaui de Imprensa (SPS).
Durante este encontro, o diplomata saharaui Oubi Bouchraya Bachir passou em revista os últimos desenvolvimentos da questão saharaui a nível nacional, regional e internacional.
Depois de saudar a posição da União Africana (UA) e o acórdão do Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos, o dirigente saharaui afirmou que "a bola está agora no campo da Europa, para evitar a escalada e deterioração das condições de segurança numa região sensível, em particular para a segurança europeia e do Norte de África".
A delegação saharaui aproveitou para convidar os membros do intergrupo parlamentar a assistirem aos trabalhos da 46.ª Conferência da Coordenação Europeia de Apoio e Solidariedade ao Povo Saharaui (EUCOCO), agendada para 2 e 3 de Dezembro em Berlim e a Conferência Parlamentar a realizar pelo PE, bem como um convite para assistir aos trabalhos do XVI Congresso da Frente Polisario agendado para 13 de janeiro.
No final do encontro, o intergrupo parlamentar deliberou sobre um plano de ação para 2023, englobando um conjunto de atividades, iniciativas e visitas de campo.
Além de Oubi Bouchraya Bachir, a delegação saharaui incluiu o representante da Polisário responsável pela missão na representação da Frente na Europa, bem como Bassiri Moulay Hassan, membro da representação da Frente na Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário