sábado, 22 de abril de 2023

EUA: a linguagem diplomática ambígua sobre o conflito


EUA reiteram a de Mistura o seu forte apoio ao seu trabalho e a sua total disponibilidade para trabalhar por "uma solução política duradoura e digna para o povo do Sahara Ocidental"

 

Nova Iorque | ECS. | 22-04-2023 - Como parte dos esforços para relançar o processo político, Wendy Sherman, Subsecretária de Estado norte-americana, reuniu-se ontem em Nova Iorque com o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, relata a Casa Branca.

A diplomata norte-americana reiterou ao Enviado Pessoal, Staffan de Mistura, o forte apoio de Washington ao seu trabalho e a sua total disponibilidade para cooperar a fim de retomar as negociações diplomáticas no formato de consultas informais.

Sherman saudou o plano do Enviado Pessoal do SG da ONU de revitalizar a procura de um acordo político no Sahara Ocidental, incluindo a criação de um novo formato de diálogo para fazer avançar o processo político, o qual, segundoa diploamata, criaria um espaço de confiança entre as partes, abrindo assim o caminho para a negociação política.

Esta reunião teve lugar alguns dias após a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Sahara Ocidental em que a questão saharaui foi discutida com o Enviado Pessoal do SG da ONU e o chefe da MINURSO, Alexander Ivanko.

Sem comentários:

Enviar um comentário