No passado mês de junho, o Conselho de Ministros aprovou a autorização do programa Vacaciones en Paz (Férias em Paz). Durante décadas, este projeto levou milhares de crianças saharauís a Espanha durante os meses de verão. Só foi interrompido durante 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, bem como em 1998 devido à expetativa de um referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental, que nunca se realizou.
Este ano, de acordo com os organizadores do projeto, espera-se que 2.800 crianças saharauís cheguem a todas as partes de Espanha. O objetivo de Vacaciones en Paz é que as crianças saharauís possam passar alguns meses com famílias espanholas de acolhimento, por um lado para escapar ao calor intenso e sufocante desta época do ano nos campos de refugiados de Tindouf (Argélia).
Por outro lado, a estadia também lhes permite efetuar exames médicos de difícil acesso no seu local de residência habitual. Além disso, segundo as organizações de solidariedade, deveria servir para visualizar a causa saharaui no conjunto da sociedade. Ainda mais numa altura complicada, após a decisão do governo de Pedro Sánchez de apoiar os planos de autonomia de Marrocos para o território.
Sem comentários:
Enviar um comentário