quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Apesar da reviravolta de Pedro Sanchez na posição sobre o Sahara Ocidental, a embaixada de Marrocos em Espanha mantém o mapa do Reino que inclui Ceuta e Melilha


Mapa do sítio web da embaixada de Marrocos em Espanha:
3 ocupações de uma vezada, o Sahara Ocidental, Ceuta e Melilha...


O mapa de Marrocos apresentado no site da embaixada do Reino em Espanha inclui os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, apesar da reviravolta de Sánchez no conflito saharaui

 

Por Sidi Maatala

Madrid (ECS) 16 agosto 2023. - Pedro Sánchez cedeu a Marrocos em relação ao Sahara Ocidental para encerrar a crise diplomática com Rabat, desencadeada em dezembro de 2020 após a declaração de Trump de reconhecer a soberania marroquina sobre o território da antiga colónia espanhola.

Na sequência desta decisão, tomada em 18 de março de 2022, a embaixadora de Marrocos, Karina Benyaich, regressou ao seu posto em Madrid e os dois países organizaram visitas e reforçaram as suas relações, embora sem resultados positivos para a parte espanhola.

Neste contexto, o mapa de Marrocos no site da sua embaixada em Espanha continua a incluir as duas cidades espanholas de Ceuta e Melilha. Inclui também o território ocupado do Sahara Ocidental.

O sítio Web da embaixada marroquina em Madrid divide o seu território em duas cores, em relação ao dos outros países vizinhos. Aplica a mesma cor (um amarelo suave) à Mauritânia, à Argélia e a Espanha, incluindo as Ilhas Canárias, mas não às duas cidades autónomas espanholas e muito menos ao Sahara Ocidental, que ocupa desde que a Espanha o abandonou em 1975.

Relativamente ao Sahara Ocidental, a embaixada sublinha no seu site que o ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros aprecia muito as posições positivas e os compromissos construtivos da Espanha sobre a questão do Sahara Ocidental ocupado, contidos na mensagem dirigida ao rei Mohamed VI pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Sem comentários:

Enviar um comentário