domingo, 3 de setembro de 2023

Comandante da Sexta Região Militar do Exército de Libertação do Povo Saharaui e três outros combatentes mortos no campo de batalha

 

Aba Ali Hamoudi - comandante da VI Regiao Militar, morto em combate a 01 de Setembro 2023

 

01 de setembro de 2023 (SPS). O membro do Secretariado da Frente POLISARIO e Comandante da Sexta Região Militar, Aba Ali Hamoudi, tombou na sexta-feira no campo de honra juntamente com três outros combatentes saharauis.

O militar de alta patente dirigia os ataques contra as posições das forças de ocupação marroquinas no muro da humilhação e da vergonha.




Presidência da República declara três dias de luto pelo mártir Aba Ali Hamoudi

A bandeira da República Árabe Saharaui Democrática, RASD, está hasteada a meia haste desde a madrugada de sábado em sinal de luto pela queda em combate do comandante da 6.ª Região Militar Saharaui.

Em comunicado da presidência saharaui, o governo da RASD exprime as suas condolências pelo martírio de Aba Ali Hamoudi, comandante da 6.ª Região Militar saharaui e membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario.

 O governo saharaui vai realizar uma sessão plenária extraordinária, tendo igualmente decretado três dias de luto.

Ali Hamoudi foi eleito membro do Secretariado Nacional durante o 16.º Congresso da Frente Polisario. Ingressou nas fileiras do Exército de Libertação do Povo Saharaui em 1975, tendo assumido funções de direção. Começou o seu serviço militar como comandante de grupo, depois comandante de batalhão, vice-comandante de uma região militar, chefe da Gendarmeria Nacional e, por fim, comandante da 6.ª Região Militar até ao seu martírio.


Aba Ali Hamoudi participou em quase todas as batalhas do Exército de Libertação do Sahara Ocidental contra o exército de ocupação marroquino. Entre outras, combateu nas batalhas de Ain Bentili, Bir Umgrein, Adan, Aargub, Bojador e na lendária grande batalha de Guelta-Zemmur. Foi ferido no campo de batalha em numerosas ocasiões: em ataques de aviões franceses (Jaguar) em 1977, em Zmul Nareb em 1984 e em Swehat em 1987.

Acampamentos de refugiados saharauis - cerimónias fúnebres dos mártires caídos em combate


Formado em academias militares na Síria, na Líbia e na Argélia, Hamoudi era conhecido pela sua bravura e bom carácter. O falecido dirigente era casado e pai de onze filhos.

A Presidência da República exprime as suas mais profundas condolências e sinceras expressões de solidariedade a todo o povo saharaui, à família do falecido, aos parentes e companheiros do falecido, e declarou luto nacional de três dias, a partir das primeiras horas da manhã de sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário