Sahara-Occidental.net - 04-09-2023 | De acordo com um comunicado do porta-voz da ONU, o avião do representante pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, acaba de aterrar no aeroporto de El Aaiun, de onde se dirigiu para a sede da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental).
Trata-se uma visita muito sigilosa, quase secreta. Há três dias, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, desmentiu qualquer deslocação do diplomata depois de ter indicado que a pessoa de De Mistura é objeto de muitos rumores. Marrocos impõe uma grande discrição aos movimentos do diplomata da ONU depois de o ter impedido durante anos de entrar no território saharaui para trocar impressões com a sociedade civil saharaui nas cidades ocupadas.
Um forte contingente do exército foi mobilizado para cercar a capital administrativa saharaui que se encontra literalmente sitiada para impedir qualquer manifestação saharaui.
Recorde-se que habitualmente o enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental chega num avião fretado pelo governo espanhol. Neste caso, De Mistura chegou num avião pertencente às Nações Unidas, uma vez que a Argélia fechou o seu espaço aéreo aos aviões espanhóis.
As visitas da ONU aos territórios ocupados têm provavelmente por objetivo recordar a Marrocos que este território é um território não autónomo que aguarda a descolonização.
Sem comentários:
Enviar um comentário