02 de setembro de 2023 (SPS) -. O Presidente da República Saharaui e secretário-geral da Frente Polisario, Brahim Gali, sublinhou ao seu interlocutor norte-americano que o apoio real e prático aos esforços do Enviado Pessoal é “criar as condições necessárias para que a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) possa implementar a missão que lhe foi atribuída. atribuído pelo Conselho de Segurança de acordo com o Plano de Resolução Africana das Nações Unidas de 1991”.
Ghali, que recebeu Joshua Harris, o Subsecretário de Estado Adjunto responsável pelo Norte de África no Departamento de Estado dos Estados Unidos destacou que o sucesso da missão do diplomata dependia em grande parte do grau de apoio prestado pelo Conselho de Segurança, especialmente de países activos como os Estados Unidos.
![]() |
Joshua Harris, Subsecretário de Estado dos EUA para o Próximo Oriente e Norte de África |
O líder saharaui trocou impressões com Josué Harris sobre como apoiar os esforços empreendidos por Staffan de Mistura, enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas. Nações Unidas para o Sahara Ocidental, para relançar o processo de paz paralisado durante décadas devido à obstrução e intransigência do Estado ocupante marroquino.
O dirigente saharaui afirmou que o povo saharaui não é a favor da guerra, mas permanece firmemente comprometido com os seus direitos inalienáveis e com as suas aspirações nacionais inegociáveis de liberdade e independência e irá defendê-las seja a que preço for, utilizando todos os meios legítimos garantidos pela Carta das Nações Unidas e pela Lei Constitutiva da União Africana.
Sem comentários:
Enviar um comentário