sábado, 27 de janeiro de 2024

Apoie o documentário HAIYU sobre Mariem Hassan

 


No deserto do Sahara, a voz de uma das maiores cantoras do Norte de África ainda ecoa. Uma voz que elevou e deu esperança a uma luta esquecida.

A vida e a música de Mariam Hassan (1958-2015) foram profundamente afectadas pela tragédia cometida aos saharauis durante a era colonial, que continua até hoje. As suas canções deram conforto e esperança e foram utilizadas como ferramenta na luta pela independência na última colónia de África, o Sahara Ocidental.

O documentário, realizado pelo coletivo Saharawi Voice e pela RåFILM (Malmö, Suécia), entrelaça a narrativa de vida de Mariem Hassan com a sua busca incansável pela libertação do território. Através de entrevistas com familiares, amigos, poetas, soldados e colegas músicos, os espectadores percebem a importante influência de Mariem. A música de Mariem desempenha um papel central no filme e para o público as letras criam uma visão única do tesouro musical e da história da terra. Imagens de arquivo e anedotas pessoais pintam um retrato vívido de uma mulher cujo talento artístico transcendeu fronteiras e tocou os corações daqueles que a ouviram ou com ela privaram.

Junte-se também a “esta viagem cinematográfica, contribuindo para a campanha de crowdfunding e divulgando-a nas suas plataformas”.

A iniciativa de crowdfunding tem como objetivo impulsionar a promoção e a defesa da causa da libertação do Sahara Ocidental durante a estreia do filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário