sábado, 21 de setembro de 2024

Comandante do Centro Saharaui de Estudos Estratégicos morre de doença prolongada

 


SPS - 20-09-2024 | Em mensagem de condolências, o Ministério da Defesa Nacional transmitiu em nome de todos os quadros e combatentes do Exército Popular de Libertação Saharaui à família do mártir, as suas mais profundas condolências e sinceras manifestações de pesar.

O falecido militar foi um dos primeiros a integrar as células da Frente Popular de Libertação de Saguia El-Hamra e Rio de Oro e as fileiras do Exército Popular de Libertação Saharaui, e um dos primeiros grupos a enfrentar a invasão marroquina pelo norte (Primeira Guerra contra Marrocos).

 Durante a sua longa carreira de luta ao serviço do seu povo, o chefe militar desempenhou e assumiu várias tarefas e funções como diretor regional, diretor central, adido militar, comandante de várias regiões militares e, finalmente, diretor-adjunto do Centro de Estudos Estratégicos Saharaui.

Liderou as unidades da Primeira Região para repelir o ataque marroquino em violação do acordo de cessar-fogo, o que levou ao recomeço da luta armada em 13 de novembro de 2020, uma guerra contra a ocupação que já dura há quase quatro anos.

O desaparecimento físico do diretor-adjunto do Centro de Estudos Estratégicos Saharaui fconstitui uma grande perda para o povo saharaui, para o Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELS) e para a instituição militar saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário