sábado, 26 de outubro de 2024

Protestos em Dakhla contra a exploração dos recursos e a marginalização

Para ver o vídeo clique em cima da imagem

Na terça-feira, 22 de outubro de 2024, a cidade de Dakhla, no sul do Sahara Ocidental, foi palco de manifestações generalizadas de protesto contra as políticas de exclusão e marginalização sistemática das autoridades de ocupação marroquinas.

As mulheres saharauis, muitas das quais de véu, saíram à rua diante da sede de governo da cidade para denunciar o facto de a administração não partilhar as receitas provenientes da exploração dos recursos naturais da região. As mulheres carregavam faixas e cartazes condenando a pilhagem do Sahara Ocidental por Marrocos e sublinhando a marginalização a que está sujeito o povo saharaui.

Noutro protesto, um grupo de jovens sarauís associados à “Coordenação dos jovens proprietários de barcos de subsistência saharauis” manifestou-se também contra as práticas discriminatórias do governo. Exigiram licenças oficiais para trabalhar e protestaram contra a contínua marginalização e exclusão a que estão sujeitos.

Estes protestos põem em evidência o sofrimento contínuo do povo saharaui e o desrespeito pelos seus direitos fundamentais. Os protestos vêm na sequência de um recente acórdão do Tribunal de Justiça Europeu que reafirma que o Sahara Ocidental e Marrocos são territórios separados e distintos. As manifestações coincidem também com as discussões em curso no Conselho de Segurança da ONU sobre a prorrogação do mandato da missão de referendo no Sahara Ocidental. Ver o vídeo AQUI

 


Sem comentários:

Enviar um comentário