sábado, 7 de dezembro de 2024

A Guerra no Sahara Ocidental de 01 a 30 de novembro

 


O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiu a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As operações centraram-se neste último mês particularmente na região norte e nordeste do território do Sahara Ocidental, em particular nas áreas de Housa, Guelta e Mhabes.

Operações militares em novembro

02 de novembro - Unidades do Exército Libertação do Povo Saharaui (ELPS) realizaram no dia 01 de novembro um ataque a enclaves do exército de ocupação nas zonas de Fadrata Lagràb e Fadrat Laach, ambas no sector de Hausa.

No dia seguinte, sábado, outras unidades saharauis bombardearam tropas marroquinas acantonadas nas zonas de Russ Rbeib Algaa e Russ Targànat, ambas também no setor de Hausa causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.

03 novembro - Efetivos do ELPS realizaram sucessivos ataques a bases inimigas na zona de Amkali Levik e à sede de comando do exército ocupante por detrás do muro no setor de Amgala, na região central do Sahara Ocidental.

06 novembro - Destacamentos do ELPS realizaram esta segunda-feira uma serie de bombardeamentos concentrados contra várias forças inimigas acantonadas nas regiões de Udei Ar-ramz e Amheibas Afneidu, no setor de Mahbes, no nordeste do território, provocando baixas nas suas fileiras.

08 novembro - Unidades do levaram a cabo um intenso bombardeamento contra o quartel-general de uma brigada do exército invasor situado detrás do muro, pertp da cidada de Mahbes.

09 novembro - Forças do ELPS desencadearam um ataque contra bases da retaguarda do exército inimigo perto da cidade de Mahbes. O forte bombardeamento causou importantes baixas nas fileiras do ocupante, além de ter semeado o pânico entre os soldados do exército invasor.

10 novembro - Vários ataques sucederam-se por parte de unidades do ELPS contra tropas entrincheiradas junto à cidade de Mahbes. Um ao amanhecer e outro ao fim da tarde. Ambos geraram perdas em vidas e material no dispositivo inimigo.

18 novembro - Esta segunda-feira unidades do Exército de Libertação do Povo Saharaui efetuou um bombardeamento concentrado contra bases inimigas instaladas no setor de Guelta, na região do Saguia El Hamra, no centro do território.

24 novembro - Várias posições e bases do exército invasor instaladas na zona de Achargàn, no setor de Guelta, foram atacados por unidades do ELPS, causando baixas nas fileiras do efetivo marroquino.

26 novembro - Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, destacamentos avançados do ELPS efetuaram um bombardeamento concentrado contra as forças inimigas posicionadas na região de Fadrat Lafras, também no setor de Guelta.

Na madrugada de terça-feira, as forças saharauis voltaram a realizar uma série de bombardeamentos contra bases inimigas situadas na região de Amagli Dachra, no mesmo setor, provocando consideréveis baixas humanas e em material e semeando o pânico entre os soldados ocupantes.

29 de novembro - Prosseguindo com as operações de desgaste do inimigo, unidades do ELPS levaron a cabo quarta-feira, 27 de novembro, um ataque a um posto de vigilância do inimigo na zona de Fadrat Lagharab no setor de Hausa, no norte da região de Saguia El Hamra, tendo causado também baixas entre o inimigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário