domingo, 16 de fevereiro de 2025

União Africana elege novos dirigentes

Chefes de Estado e de Governo na 38ª Sessão Ordinária da Cimeira da União Africana

Mahmoud Ali Youssouf, do Djibuti, e a argelina Malika Salma Haddadi, eleitos presidente e vice-presidente da Comissão da UA, respectivamente.


Adis Abeba (Etiópia), 16 de fevereiro de 2025 (WAFA) - A 38ª Sessão Ordinária da Cimeira da União Africana prosseguiu no domingo na capital etíope, Adis Abeba, com a participação dos Chefes de Estado e de Governo africanos.
No segundo e último dia da cimeira, está prevista a realização de debates de alto nível sobre a “Mobilização dos investimentos e do financiamento africanos para a implementação da Agenda 2063”, que inclui um apelo à criação de parcerias estratégicas para assegurar o desenvolvimento de África de forma abrangente e flexível, em conformidade com a Agenda 2063, “Estratégias e vias fundamentais para mobilizar o financiamento africano para as prioridades da Agenda 2063” e um debate sobre o “Financiamento concessional para mobilizar recursos internos e mecanismos inovadores para aliviar a pressão da dívida, continuando a financiar o desenvolvimento no continente”.

O presidente angolano João Lourenço assumiu
a presidência rotativa da organização.

O Presidente da República Saharaui e Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, participa à frente de uma importante delegação na cimeira, que assistiu à eleição de Mahmoud Ali Youssef, do Djibuti, como Presidente da Comissão da UA e à eleição da Embaixadora da Argélia na Etiópia e representante permanente junto da UA, Malika Salma Haddadi, como Vice-Presidente da Comissão da UA, depois de ter derrotado a candidata marroquina com 33 votos, no primeiro dia da cimeira.

O novo presidente e a nova vice-presidente da Comissão da União Africana

A cerimónia de abertura da cimeira ficou ainda marcada pela assunção pelo Presidente angolano João Lourenço da presidência rotativa da UA para o ano de 2025, sucedendo ao anterior presidente da organização continental, o Presidente mauritano Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani.

A 38.ª Sessão Ordinária da Cimeira da UA centra-se na “promoção da causa da justiça e das reparações para os africanos”, um passo concreto para corrigir erros históricos e promover a cura para os povos do continente e para as pessoas de ascendência africana. (Wass)

Sem comentários:

Enviar um comentário