domingo, 19 de dezembro de 2010

Frente Polisario e Marrocos acordam na realização de reuniões informais em Janeiro e Março de 2011



Christopher Ross, Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental


Manhasset (Nova Iorque), 19/12/2010 (SPS).- a quarta reunião informal entre a Frente Polisario e Marrocos concluiu ontem pela noite em Manhasset (Nova Iorque), tendo as duas partes acordado em realizar duas outras reuniões informais em Janeiro e Março de 2011.

A reunião teve lugar sob os auspícios do Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, e nela participaram delegações de ambas as partes.

A delegação saharaui, liderada pelo presidente do Conselho Nacional da República Árabe Saharaui Democrática (Parlamento), Khatri Addouh, integrava ainda o coordenador saharaui junto da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), Hamed Khaddad, e o representante da Frente Polisario na ONU, Ahmed Boukhari.

Os representantes dos dois países observadores, Argélia e Mauritânia, também estiveram presentes nas sessões de abertura e de encerramento.
No termo desta ronda de conversações oficiosas que decorreram durante dois dias, Christopher Ross leu um comunicado de imprensa, onde se afirma que as discussões tiveram lugar numa atmosfera de ''compromisso sério, honestidade e respeito mútuo".
Ross, afirmou que as propostas de ambas as partes (Frente Polisario e Marrocos) foram de novo apresentadas, mas que cada lado continuou a recusar a proposta da parte contrária como a única base para futuras negociações''.

A aplicação das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança em relação ao processo de negociações levaram as partes a se comprometerem num amplo debate sobre enfoques inovadores para criar uma nova dinâmica no processo de negociação em 2011, na base de reuniões regulares'', acrescenta o comunicado.

O Enviado Pessoal de Ban Ki-Moon, afirmou que as duas partes propuseram ideias concretas que serão desenvolvidas durante as duas próximas sessões de conversações informais a 21 e 22 de Janeiro e em Março de 2011.

'As delegações discutiram também o programa de intercâmbio de confiança a cargo do Alto Comissariado para os Refugiados e acordaram na continuação das visitas familiares por via aérea'', segundo Ross.

Ross pediu às partes para criarem um ''clima de confiança e um ambiente propício para o avanço das negociações e evitar qualquer coisa que possa prejudicar o processo de negociação''.
Agência saharaui(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário