sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dinamarca, Reino Unido, Suécia e Finlândia opõem-se à prorrogação do Acordo de Pesca entre a UE e Marrocos

Henrik Hoegh, ministro dinamarquês da Alimentação

A Dinamarca não apoia a proposta da Comissão Europeia para uma prorrogação do Acordo de Pesca UE-Marrocos, que inclui as águas territoriais do Sahara Ocidental, afirmou o ministro dinamarquês da Alimentação, Henrik Hoegh esta sexta-feira.

"A extensão de um ano é muito tempo", disse o ministro dinamarquês à imprensa dinamarquesa.

"Temos que colocar mais pressão sobre a UE e as autoridades marroquinas. Devemos ter uma declaração de que isso é bom para o desenvolvimento do Sahara Ocidental e do povo saharaui. E isso deve acontecer o mais rapidamente possível", disse Henrik Hoegh.

A Dinamarca é um dos quatro Estados da UE que até agora afirmaram que é inaceitável prolongar o acordo de pescas da EU, como a Comissão sugeriu.

Reino Unido, Suécia e Finlândia declararam também esta semana que não desejam ver prolongada a pesca no Sahara Ocidental.

Desde 2006 que a Suécia tem defendido que a pesca da UE no Sahara Ocidental é uma violação do direito internacional. Essa é também a opinião do ex-Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Jurídicos e Assessor Jurídico da ONU, Hans Corell, e dos serviços jurídicos do Parlamento Europeu.
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário