terça-feira, 19 de abril de 2011

A Associação Marroquina dos Direitos do Homem apela à ONU que inclua a protecção e vigilância dos DDHH no mandato da MINURSO

A presidente da Associação Marroquina dos Direitos do Homem, Khadija Riyadi, apelou na passada sexta-feira, 17 de Abril, à ONU, a extensão dos poderes da  MINURSO à protecção e vigilância da situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

Khadija Riyadi que, recebia os presos políticos Saharauis libertados, declarou em conferência de imprensa que "se Marrocos está contra o alargamento dos poderes da MINURSO à protecção e vigilância da situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental, ele deve respeitar esses direitos".

Em resposta a uma pergunta sobre a relação desta libertação e a próxima resolução do Conselho de Segurança sobre o Sahara Ocidental, a senhora Khadija afirmou que "se Marrocos libertou os presos políticos saharauis por medo da resolução, esta mesma resolução poderá conduzir a melhores resultados em defesa dos direitos do Homem".

Na altura , Khadija Riyadi, afirmou: “Quero felicitar os 5 presos políticos e todos aqueles que foram libertados, mesmo se esta libertação é tardia e incompleta, no momento em que a maioria dos detidos políticos estão ainda atrás gás grades. A propaganda do “Makhzen” vai-nos martelar os ouvidos com as 'inúmeras realizações' no domínio dos direitos humanos quando ainda não há muito tempo, o regime negava a existência de presos políticos em Marrocos.
Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário