segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Comissão da União Africana convida Christopher Ross

 
Nkosazana Dlamini Zuma
A Presidente da Comissão da União Africana, Dra. Nkosazana Dlamini Zuma, convidou o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental,  Christopher Ross, para a visitar Addis Abeba, em carta dirigida ao SG  da ONU Ban Ki-Moon.

A Presidente da Comissão da UA informou Ban Ki-Moon  da decisão da UA de encomendar à Comissão a tarefa de trabalhar a favor da organização do referendo no Sahara Ocidental, solicitando a presença do seu Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross,  em  Addis Abeba para coordenar entre as duas organizações, que compartilham uma  especial  cooperação sobre a questão do Sahara Ocidental, tendo em conta que as mesmas haviam apresentado propostas conjuntas às partes em 1988.

A  Frente POLISARIO e Marrocos aceitaram estas propostas conjuntas, conhecidas posteriormente por Plano de Resolução de 1991, em virtude do qual as partes aceitam organizar um referendo e um cessar-fogo, mas Marrocos continua a procurar livrar-se dos seus compromissos e obrigações acordadas e subscritas  sob os auspícios das duas organizações.

Depois de duas décadas, afirma a carta, o parceiro africano faz um apelo à Organização das Nações Unidas para que trabalhe a  favor de ultimar  o processo de  descolonização do Sahara Ocidental, em conformidade com as resoluções e as responsabilidades das duas organizações sobre o tema.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário