segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Prisão local de Ait Melloul, Marrocos: a morte de um quarto preso em menos de 3 meses

 

A 3 de agosto de 2013, aproximadamente às 2:00 da tarde, faleceu o preso saharaui “Ambarak Almotawakil”, de 55 anos de idade no hospital regional de Agadir, depois de ter sido transferido da prisão local de Ait Melloul/sul de Marrocos.

Segundo informaram fontes próximas de alguns dos presos da prisão, “Ambarak Almotawakil” sofreu durante mais de 20 dias na sua cela Nº 3 do pavilhão “A” de padecimentos renais e queixava-se de fortes dores urológicas, apesar disso o médico da prisão limitou-se a injetar-lhe  anestésicos para lhe aliviar a dor de que padecia sem o enviar a outro especialista fora da prisão local de Ait Melloul.

O preso saharaui só foi trasladado para o hospital no dia 2 de agosto de 2013 onde acabaria por morrer no dia seguinte.

“Ambarak Almotawakil”, nascido em 1958, é pai de 4 filhos e de uma filha, foi detido em 2006 e condenado a 10 anos de prisão pelo tribunal militar de Rabat/Marrocos, tendo passado uma parte da sua condenação na prisão 01 de Sale/Marrocos antes de ser enviado para o presídio local de Ait Melloul/sul de Marrocos.

Durante os últimos 3 meses este é o quarto caso de morte entre os detidos (3 dos quais saharauis) que cumpriam penas na prisão local de Ait Melloul / Marrocos. Trata-se de uma situação realmente preocupante sobre a situação dos presos resultante das graves condições da prisão e da falta de atenção médica para com um número elevado de presos que se queixam de complicações de saúde. O que impõe ao Estado marroquino levar a cabo uma investigação urgente sobre estes casos de morte e melhorar as condições dos presos além de lhes proporcionar tratamento e medicamentos.

O secretariado executivo do Colectivo de Saharauis Defensores de Direitos Humanos - CODESA
Fonte e foto: codesaso.com


El Aaiún/Sahara Ocidental, el 3 de agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário