domingo, 29 de setembro de 2013

Comissão da União Africana convida Christopher Ross

  
A Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, em carta dirigida a Ban Ki-Moon, convida o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, a visitar Addis Abeba.

Nkosazana Dlamini Zuma informa Ban Ki-Moon da decisão da UA de mandatar a Comissão no sentido de trabalhar a favor da organização do referendo no Sahara Ocidental, solicitando a presença do seu Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross em Addis Abeba, para coordenar o trabalho entre as duas organizações, que compartilham uma especial cooperação sobre a questão do Sahara Ocidental, tendo em conta que foram as duas organizações que apresentaram as propostas conjuntas às partes — Marrocos e Frente Polisario — em 1988.

A Frente Polisario e Marrocos vieram a aceitar estas propostas conjuntas, conhecidas posteriormente por Plano de Resolução de 1991, em virtude do qual as partes aceitam organizar um referendo e um cessar-fogo. Porém, Marrocos persiste em livrar-se desses compromissos e obrigações negociadas e subscritas sob os auspícios da ONU e da UA.

Depois de duas décadas, afirma a carta de Nkosazana Dlamini Zuma a Bank i-moon, o parceiro africano faz um apelo à Organização das Nações Unidas para que trabalhe a favor de ultimar o processo de descolonização do Sahara Ocidental, em conformidade com as resoluções e as responsabilidades das duas organizações em relação a esta questão.


Fonte: spsrasd

Sem comentários:

Enviar um comentário