segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Protestos no Sahara contra o Acordo de Pesca


 Os cidadãos do Sahara Ocidental estão contra a exploração indevida das suas águas territoriais como prevê o acordo de pesca da União Europeia com Marrocos.

Enquanto em Espanha e em Marrocos aguardam com ânsia a resolução do Acordo de Pesca entre o Reino alauita e a União Europeia (UE), os saharauis saíram à rua para protestar contra um acordo que consideram não os beneficiar nem à sua região.

Se os barcos europeus ainda não estão a fainar em águas marroquinas é, precisamente, por causa da questão do Sahara. Segundo o Parlamento Europeu o cumprimento dos direitos humanos na zona, assim como a repartição equitativa entre todas as regiões marroquinas dos benefícios que derivem do dito acordo são fundamentais para dar o tiro de partida a um acordo muito esperado pelo setor pesqueiro espanhol.

“Não ao saque dos nossos recursos naturais”, gritavam os manifestantes em El Aiún contra o que consideram o uso ilegal das águas da região por Marrocos que pretende acertar um milionário acordo com a UE. A manifestação foi dissolvida pela força da polícia. Um confronto que, segundo o Coletivo Saharaui de Defensa do Direito à Autodeterminação do Povo Saharaui (CODAPSO), se saldou por 20 feridos.

Os saharauis aproveitaram a ocasião para protestar contra o desemprego e o empobrecimento da região. Em consequência dos protestos, ocorreram vários confrontos durante a noite, “e varias casas foram assaltadas e lojas fechadas”, destaca Mohamed Dadach, presidente da CODAPSO.


Fonte: correo diplomatico 

Sem comentários:

Enviar um comentário