terça-feira, 10 de setembro de 2013

Relatora da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa de visita à Argélia

 

A relatora da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), Liliane Maury Pasquier, visita Argélia em princípios de outubro para uma investigação a fim de que possa “completar” um relatório sobre a contribuição do Parlamento Europeu para a resolução do conflito no Sahara Ocidental.

“Argélia é parte da solução do problema saharaui e, desse ponto de vista, é importante reunir primeiro com as autoridades argelinas, posteriormente com os saharauis nos acampamentos de refugiados e recolher informação sobre a situação para completar o meu relatório”, afirmou Liliane Maury Pasquier à agência argelina APS.

Para, Liliane Maury Pasquier, a recolha da “máxima informação” nesta visita, que terá lugar de 6  a 9 de outubro, permitirá a elaboração de um relatório com ” todos os elementos” que possam ajudar a propor soluções para o  conflito.

O representante da Frente Polisario em França, Omar Mansour, referiu as três razões que levam a RASD a rejeitar  o “plano de autonomia” de Marrocos, recordando que o Sahara Ocidental é um território não autónomo, inscrito na ordem do dia da Descolonização das Nações Unidas.

“A presença de Marrocos no Sahara Ocidental é uma ocupação de facto “, afirmou, enfatizando que “nenhum país reconhece a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental”.

APS

Sem comentários:

Enviar um comentário