domingo, 6 de outubro de 2013

Congresso dos EUA indignado pela violação dos direitos humanos por parte de Marrocos

 

O Congresso dos EUA mostrou a sua ´indignação’ ante a persistência das violações dos direitos humanos por parte do Governo de Marrocos, e não só no Sahara Ocidental ocupado, mas também no próprio Marrocos.

Durante um debate sobre a atualidade dos EUA e questões internacionais que teve lugar sexta-feira na sessão plenária da Câmara de Representantes (câmara baixa do Congresso), a deputada Betty McCollum criticou os atos de repressão e abusos praticados pelas autoridades marroquinas, documentados e citados por vários relatórios de várias organizações internacionais de direitos humanos (Amnistia Internacional, Human Rights Watch, R. F. Kennedy Center... ) e pela imprensa norte-americana.
 
A deputada democrata Betty McCollum

'' As persistentes violações dos direitos humanos por parte de forças de segurança e da polícia secreta do rei Mohamed VI contra civis que reivindicam a autodeterminação do povo saharaui nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, e contra aqueles que reclamam reformas políticas em Marrocos, foram claramente documentadas pelas organizações de direitos humanos ‘‘, assegura McCollum.


Abordando a questão saharaui, a deputada afirmou ante os legisladores dos Estados Unidos que os saharauis - citando recentes relatórios de organizações não-governamentais internacionais -, são perseguidos e encarcerados pela participação em manifestações onde exigem o seu direito à livre determinação, alguns são torturados, outros recebem maus tratos pela polícia marroquina durante os interrogatórios.

A representante democrata do Estado do Minnesota sublinhou que, dada a magnitude das violações dos direitos humanos dos saharauis por Marrocos, as quais têm sido amplamente registadas por organizações não-governamentais internacionais, assim como pelo Departamento de Estado em diversos dos seus relatórios, a administração de Barack Obama, apoiou a introdução do mecanismo de vigilância dos direitos humanos nas competências da MINURSO no Sahara Ocidental.

O projeto de resolução foi preparado em abril, pela ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, para apresentação ao Conselho de Segurança, mas foi rejeitado pela França.

A apresentação deste projeto de resolução pelos Estados Unidos, afirmou a deputada Betty McCullum, enfureceu Marrocos a tal ponto que este cancelou um exercício militar conjunto com os Estados Unidos. Segundo ela, ''as autoridades marroquinas prestam pouca atenção à questão dos direitos humanos ''.

Para a parlamentar norte-americana as relações bilaterais entre o reino marroquino e os EUA''  devem basear-se no respeito dos direitos humanos‘‘.

A declaração de Betty McCullum tem lugar poucos dias depois do Congresso ter recebido um novo relatório do Departamento de Estado sobre o Sahara Ocidental em que se expressava preocupação pelos ‘‘ atos de violação e as restrições excessivas'' perpetradas pelas autoridades marroquinas contra os saharauis .

O relatório do Secretário de Estado John Kerry refere que estas violações contra a população saharaui põem em perigo a sua liberdade a expressar pacificamente os seus pontos de vista sobre a situação e o futuro do Sahara Ocidental '' e obstaculizam o acesso ao território saharaui de organizações de direitos humanos, jornalistas e representantes de governos estrangeiros


Washington, 06/10/13 (SPS) 

Sem comentários:

Enviar um comentário