terça-feira, 15 de outubro de 2013

Partido Popular [de Espanha] nega ante a OTAN que os saharauis sejam uma ameaça para Marrocos porque apostam na via diplomática

 

O PP defendeu na Assembleia Parlamentar da OTAN que o povo saharaui não pode ser considerado uma "ameaça" para Marrocos porque há anos que deixou de utilizar a via violenta e agora só aposta na diplomacia para resolver o seu conflito com o país magrebino.

Esta é a tese que defendeu a delegação espanhola à Assembleia Parlamentar da OTAN durante a reunião que este órgão teve em Dubrovnik (Croácia) nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro.

O porta-voz do PP na Comissão de Defesa do Congresso, Vicente Ferrer, explicou, através de um comunicado de imprensa, que durante a reunião a Espanha apresentou uma emenda para que fosse eliminada a referência ao povo saharaui "como uma ameaça à soberania dos Estados no Sahara Ocidental" num dos documentos aprovados em Dubrovnik.

Especificamente, Ferrer afirmou que o povo saharaui "há anos, que abandonou qualquer recurso à violência" e que agora "procura a resolução do problema através dos canais diplomáticos", "confiando nas mais altas instâncias internacionais".

"Sem menosprezar as razões do Reino de Marrocos, entendemos que não cabe a uma declaração da Aliança Atlântica o comprometimento, de forma implícita, da decisão que finalmente venha a ser tomada pelas Nações Unidas", sublinhou o deputado 'popular'.

Fonte: Europa Press


Sem comentários:

Enviar um comentário