segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Christopher Ross visita os acampamentos saharauis de Tindouf e o Sahara Ocidental

 

O Enviado Pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, o diplomata americano Christopher Ross, visita os acampamentos saharauis de Tindouf (Argélia) e o Sahara Ocidental entre quarta-feira e domingo próximos.

O coordenador saharaui junto da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), Mohamed Khadad, confirmou à Efe que Ross se reunirá com o presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, e com os dirigentes do movimento independentista Frente Polisario durante a sua estada nos acampamentos.

Ross chegará a Tindouf, proveniente de Marrocos, 4.ª Feira, coincidindo com o segundo dia do “Aid a Adha” (Festa do Sacrificio), e permanecerá nos acampamentos até ao dia 18.

Segundo Khadad, a viagem de Christopher Ross, que se realiza em vésperas de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, prevista para o próximo dia 30, insere-se nos “esforços para alcançar uma solução que garanta ao povo saharaui o seu direito à autodeterminação”.

Fontes do independentismo saharaui do interior informaram a Efe que Ross se deslocará ao Sahara Ocidental no dia 18.

Segundo estas fontes, o representante norte-americano da ONU manterá encontros com a sociedade civil saharaui e provavelmente também com representantes da MINURSO e com autoridades marroquinas no território.

Ross iniciou hoje em Rabat um novo périplo pela região e reuniu com o ministro de Negócios Estrangeiros marroquino, Salahedín Mezuar, nomeado a semana passada.


Fonte: terra.com / EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário