sábado, 9 de novembro de 2013

Direitos dos presos saharauis: missão internacional relata numerosas violações



Um relatório de uma missão internacional efetuada entre 7 e 20 de julho do corrente ano em Marrocos, no quadro da "solidariedade" com os presos saharauis detidos em prisões marroquinas, foi tornado público, relatando muitos casos de violações dos direitos humanos por parte das forças de segurança marroquinas e "intimidação" contra os membros da própria missão.

Composta por uma delegação de 14 membros de Organizações Não-Governamentais (ONGs) alemãs, australianas e francesas, a missão internacional teve por alvo várias prisões de Marrocos e faz parte da campanha "Escrever para os libertar".

O objetivo desta missão era entregar aos presos políticos saharauis correio que lhes era destinado, visitar as suas famílias, as associações saharauis e marroquinas de direitos humanos e, finalmente, visitar os locais de negócios ( portos de pesca, em particular) e culturais nos territórios ocupados do Sahara Ocidental .

Os autores do relatório observaram muitos casos de violações dos direitos humanos, incluindo a "barreiras à livre circulação", de " vigilância sufocante", de " intimidação", "de desrespeito pelos direitos dos prisioneiros", "violência e ameaças contra as famílias dos presos", afirma o detalhado relatório da missão.

Os membros da missão internacional que visitaram as prisões Ait Melloul , de Tiznit, sublinham o não cumprimento do "direito à correspondência" dos prisioneiros, direito  garantido pelas convenções internacionais ratificadas por "Marrocos".
 
Mapa da antiga colónia espanhola de Ifni no sul de Marrocos...
O documento relata casos de " intimidação " a saharauis e marroquinos por terem "recebido " ou "testemunhado" à delegação internacional, de impedimento de toda e qualquer atividade relacionada com o Sahara Ocidental" e "de vigilância sufocante aos observadores internacionais. "


O documento "chama ainda a atenção" para o caso "específico" da região de Sidi Ifni(*). Cuja população nunca deixou de se reivindicar Saharaui e, por esse facto, asseguram os membros da delegação, há 40 anos que sofrem a exclusão económica e o “abandono sanitário”.

 (SPS)

(*) Sidi Ifni ou Ifní (antiga Santa Cruz de la Mar Pequeña) é uma cidade do sudoeste de Marricos, na costa atlântica e a 180 km ao sul de Agadir. Foi capital do antigo território espanhol de Ifni.

Pertence hoje à província marroquina de Tiznit e tem uma população aproximada de 20.000 pessoas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário